Médico urologista da Santa Casa de Marília ressalta a importância do exame preventivo ao câncer de próstata a partir dos 45 anos de idade


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens

Em palestra que aconteceu na manhã deste dia 19 de novembro, no Complexo Ambulatorial "Bento de Abreu Sampaio Vidal" da Santa Casa de Marília, o médico urologista Guilherme Silva Caldas ressaltou a importância da realização do exame preventivo ao câncer de próstata a partir dos 45 anos.

"Homens com histórico de câncer de próstata na família, da raça negra ou obesos precisam iniciar os exames aos 45 anos. Já os homens sem antecedentes familiares da doença devem começar a fazer os exames aos 50 anos", explicou Guilherme Caldas, na atividade que contou com a participação de colaboradores do hospital, fazendo parte das atividades do Novembro Azul.

O nível elevado de PSA (Antígeno Prostático Específico) - enzima (glipoproteica) produzida pela próstata - no sangue pode indicar alterações na próstata.

O exame de toque retal pode identificar o tumor existente e a partir de então o médico indica a realização de biópsia prostática guiada por ultrassom.

"O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele (não melanoma). Porém, fazendo um diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores que 90%. O tratamento pode ser através da cirurgia para a retirada da próstata, radioterapia, quimioterapia ou terapia hormonal", explicou o médico urologista.

Depoimento

O diretor administrativo da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), enfermeiro Luís Carlos de Paula e Silva, contou como foi a experiência dele, após vencer o câncer de próstata. "Fiquei sabendo que estava com a doença com o exame de PSA alterado e ao fazer o diagnóstico então descobri que o câncer estava no começo. Passei por cirurgia para a retirada da próstata em São Paulo".
Luís Carlos contou que teve medo sim de ficar com incontinência urinária ou impotência sexual. "Pensava muito nisso e é complicado porque a gente fantasia muito. Graças a Deus fiz a cirurgia e minha recuperação foi muito boa".
Pelo fato de ser atleta (Luís Carlos é maratonista), a recuperação dele foi acelerada. "A prática de atividades físicas é fundamental, bem como uma alimentação saudável. Não fosse isso meu caso poderia ter sido mais complicado".

Pedágio

Nos dias 17 e 18 de novembro, Pedágio de Promoção da Saúde do Homem contou com a participação de funcionários da Santa Casa de Marília. Na oportunidade, foi destacada a importância da realização de exames preventivos para detectar o câncer de próstata o quanto antes e assim aumentar as chances de cura.

Laços azuis e balas com cartões de conscientização do Novembro Azul foram entregues durante os pedágios.
Camisetas estão sendo vendidas a R$ 40,00 através de uma parceria com a Proeste Nissan e Proeste Renault, dentro da campanha Proeste Solidária, com foco para o Outubro Rosa ( combate ao câncer de mama) e Novembro Azul (combate ao câncer de próstata). A renda será revertida ao Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília.

Próxima palestra

A próxima palestra do Novembro Azul acontece no próximo dia 24, também no Complexo Ambulatorial "Bento de Abreu Sampaio Vidal", às 9h. Na oportunidade, o também médico urologista André Guzzardi estará abordando o tema central da campanha. 
Ao final da palestra, os participantes das atividades da campanha Novembro Azul vão concorrer a duas cestas de chocolates.





Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis