background

Notícias

post image

=RETROSPECTIVA 2021=

Neste quarto e último bloco do resumo dos principais fatos do ano findado recentemente, estão sendo focados os meses de outubro, novembro e dezembro

A Santa Casa de Misericórdia de Marília traz os principais fatos que marcaram os últimos 12 meses na unidade hospitalar filantrópica mariliense. De 4 a 7 de janeiro, serão publicadas as notícias de destaque da instituição no ano de 2021. Neste quarto e último bloco da nossa retrospectiva, estão sendo focados os meses de outubro, novembro e dezembro.


***Outubro***

OUTUBRO ROSA: Santa Casa de Marília desenvolve diversas atividades no combate ao câncer de mama

A Santa Casa de Misericórdia de Marília desenvolveu diversas atividades no Outubro Rosa, o mês de combate ao câncer de mama. A abertura da campanha, com a presença de autoridades e palestra com o médico ginecologista e mastologista Carlos Alberto Giandon, aconteceu no dia 1º de outubro de 2021, no auditório do Complexo Ambulatorial “Bento Abreu Sampaio Vidal”.

Com o apoio da Proeste Nissan e Proeste Renault, camisetas da campanha foram vendidas e a renda revertida para o Centro de Oncologia da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

Pedágios para a conscientização das pessoas quanto à importância da detecção precoce da doença para aumentar assim as chances de cura foram realizados nos dias 14, 15, 26 e 27 de outubro, em tenda instalada na entrada de funcionários do hospital. Laços de cor rosa e doces com o slogan da campanha foram distribuídos e no local também ficou disponível a “mama amiga”, uma prótese de silicone para as pessoas apalparem e saberem identificar a possibilidade de existência dos nódulos característicos do câncer de mama. Os casos suspeitos foram encaminhados para atendimento médico.

Diferente do que muita gente acredita, o câncer de mama não é uma doença diagnosticada apenas em mulheres e por esta razão, é importante que os homens também façam o autoexame e procurem um médico em caso de detecção de nódulos.

No dia 8 de outubro, nova palestra com o médico ginecologista e mastologista, Carlos Alberto Giandon, no salão de reuniões, desta vez direcionada aos colaboradores da Santa Casa de Marília.

No dia 17 de outubro foi realizada venda de camisetas e posto de orientação do Outubro Rosa no Marília Shopping, que, aliás, teve seu prédio iluminado da cor rosa em alusão à campanha de combate ao câncer de mama.

Palestra sobre reconstrução da mama, também no salão de reuniões do hospital, aconteceu no dia 29 de outubro. Na oportunidade, o médico cirurgião plástico, Fábio Pierucci, ministrou a atividade informativa aos funcionários da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

                                        *****************************************

Louvor dos Pequeninos leva mensagem de otimismo e fé aos pacientes mirins da Santa Casa de Marília

O grupo da igreja católica Louvor dos Pequeninos levou mensagem de otimismo e fé aos pacientes mirins internados na Santa Casa de Marília no dia 12 de outubro, Dia da Criança.

Doces provenientes de doações de empresas e da sociedade foram entregues aos pacientes e funcionários do hospital.

Músicas religiosas acompanharam as visitas dos integrantes, caracterizados de bonecos, à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, Pediatria e UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados).

A iniciativa surgiu há 21 anos através da cabeleireira Valdirene Aparecida da Costa, após promessa feita quando a filha dela estava internada na UTI do hospital. Com a graça alcançada, em agradecimento à Nossa Senhora Aparecida a religiosa resolveu cumprir a promessa e fazer as visitas à Santa Casa de Marília no dia da padroeira do Brasil.

                                   ********************************************

McDia Feliz tem renda revertida à Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília


O McDia Feliz 2021 aconteceu no dia 23 de outubro, nas duas lanchonetes de Marília do McDonald’s (avenidas Tiradentes e Castro Alves), em sistema Drive Thru, seguindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia de Covid-19, como uso de máscaras de proteção facial, distanciamento social e higienização das mãos. 

Apresentações musicais aconteceram na lanchonete do McDonald’s da avenida Tiradentes. O cantor Lucas Aguirra abriu a sequência de shows da campanha, a dupla sertaneja Willians & Fernando se apresentou a seguir, com o Madrigal Per Noi e o samba de Vânia Gomes encerrando a programação artística da campanha de combate ao câncer infantojuvenil.

Durante o dia todo, o DJ Poderoso comandou o som e com a participação especial de locutores da cidade na divulgação do McDia Feliz.

No período da tarde, os super heróis marcaram presença nas duas lanchonetes do McDonald’s para ajudarem na promoção das vendas do McDia Feliz. A cadela Minnei, da raça Golden Retriever, foi atração à parte.

Com o slogan “Eu acredito na cura!”, a Santa Casa de Misericórdia de Marília participou do McDia Feliz pelo 22º ano consecutivo.

Para contribuir com a campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald as pessoas compraram o sanduíche Big Mac e a camiseta nas cores azul marinho e branca.

A renda com as vendas dos sanduíches Big Mac e das camisetas do McDia Feliz 2021 está sendo empregada na continuidade do Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas com a capacitação de profissionais da rede municipal de saúde, para detectar o câncer o quanto antes em crianças e adolescentes e assim aumentar as chances de cura em até 90%. Em etapas anteriores, o mesmo trabalho já havia sido realizado com médicos e estudantes de medicina e enfermagem de instituições assistenciais e de ensino da cidade. Outra frente importante da arrecadação é manter a equipe multiprofissional (enfermeiras, psicóloga, nutricionista, dentista e assistente social) que presta serviços aos pacientes da Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília).

Embaixadores

Dezessete crianças e adolescentes em tratamento de câncer na Santa Casa de Marília e o humorista Jonathan Nemer foram os embaixadores do McDia Feliz 2021. Em âmbito nacional, a atriz Carla Diaz foi a embaixadora da campanha do Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Ayrton Senna. 


***Novembro***

Santa Casa de Marília promove Semana da Qualidade Hospitalar com diversas palestras e oficinas de trabalho

A Santa Casa de Misericórdia de Marília promoveu, de 8 a 12 de novembro de 2021, a Semana da Qualidade Hospitalar. Diversas atividades foram desenvolvidas para estimular a otimização dos processos de trabalho e engajamento das pessoas no ambiente hospitalar.

A abertura aconteceu no dia 8 de novembro, no salão de reuniões da instituição, com as presenças do superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda; do superintendente assistencial, Márcio Mielo; e da coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente, Flávia Lima Magalhães. Palestra sobre o tema “Análise Crítica de Indicadores para Lideranças”, com o superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, enfermeiro Márcio Mielo, abriu o ciclo de explanações.

No dia 9, a consultora em Gestão e Educação da DI Consult, doutora em Administração Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo), mestra em Modelo de Gestão pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e com experiência em cargos de Direção e Gestão do Hospital Sírio-Libanês, Ivana Siqueira, enfatizou “A Aprendizagem no Local de Trabalho: Ampliação da Qualidade na Assistência”. 

No dia 10, o doutor em Enfermagem pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e diretor do Departamento Municipal de Saúde de Getulina, Paulo Fernando Barcelos Borges, destacou o tema “A Qualidade na Assistência em Saúde: Uma Visão Multiprofissional”, no auditório do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”. Simultaneamente, nos mesmos dia e horário, aconteceu a oficina destinada a profissionais dos serviços terceirizados: Sirvan, Ultra-Rad, Hemodiálise, Laboratório Ellinger, Laboratório PróLife e Laboratório São Francisco, com o tema “Qualidade para os Serviços Terceiros”, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, com o superintendente assistencial Márcio Mielo e a coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente, Flávia Lima Magalhães, com a participação também da Diretoria da Santa Casa.

Também no dia 10, no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, foi realizada palestra sobre “Cultura da Qualidade, um Desafio Coletivo: Direção, Gestão e Operação”, com o engenheiro Maurício Sócio, consultor em Gestão da Qualidade e auditor em Gestão da Qualidade, mestre em Engenharia pela USP (Universidade de São Paulo) e professor de pós-graduação na USP, FIA, e Mackenzie nos temas relacionados à Gestão da Qualidade. A atividade foi voltada principalmente aos coordenadores e membros da Direção.

Em 11 de novembro, o Dia Mundial da Qualidade, no salão de reuniões do hospital, as explanações foram referentes ao tema “Qualidade em sua Rotina: Pequenos Atos Fazem a Diferença”, com o gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Santa Casa de Marília, Kedman Elliaquim Lima. Na sequência, palestra focou “Áreas Administrativas: Desafios e Soluções para a Melhoria da Qualidade Hospitalar”, com Luciano Maldonado Felipe, diretor-executivo do Complexo Hospitalar UOPECCAN, mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com MBA Executivo em Gestão de Negócios, Controladoria e Gestão Financeira e Marketing e Gestão de Vendas.

                                  ********************************************

NOVEMBRO AZUL: Santa Casa de Marília desenvolve ações de prevenção e combate ao câncer de próstata

A Santa Casa de Misericórdia de Marília desenvolveu diversas ações de prevenção e combate ao câncer de próstata no Novembro Azul. A campanha teve Pedágio de Promoção da Saúde do Homem para passar informações importantes aos colaboradores, além de palestras com médicos urologistas da instituição.

Nos dias 17 e 18 de novembro, tenda foi instalada e profissionais orientaram os funcionários sobre a importância da realização de exames preventivos para detectar o câncer de próstata o quanto antes e assim aumentar as chances de cura em até 90%.  Laços azuis e balas com cartões de conscientização do Novembro Azul foram entregues durante os pedágios.

Camisetas também foram vendidas, através de uma parceria com a Proeste Nissan e Proeste Renault, fazendo parte da campanha Proeste Solidária, com foco para o Outubro Rosa ( combate ao câncer de mama) e Novembro Azul (combate ao câncer de próstata).

No dia 19 de novembro, no salão de reuniões da instituição, o médico urologista Guilherme Caldas ministrou palestrou sobre o câncer de próstata e no dia 24 de novembro, o também médico urologista André Guzzardi explanou sobre a campanha Novembro Azul.

                                     *************************************

Santa Casa de Marília reforça importância da prevenção da lesão por pressão

A Santa Casa de Misericórdia de Marília realizou diversas atividades em 18 de novembro, o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. Um posto de informações e dinâmicas foi instalado nas proximidades do refeitório da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

Conforme a coordenadora do Time de Prevenção de Lesão por Pressão da Santa Casa de Marília, Elaine Cristina Salzedas Muniz, é importante sempre reforçar as medidas necessárias. “Este ano estamos fazendo um joguinho utilizando maquete, com um varal, demonstrando os estágios da lesão”.

O objetivo da atividade é despertar nos colaboradores a conscientização sobre ações que podem evitar estas lesões na pele formadas em locais de proeminência óssea quando em contato com superfícies planas (colchões).

As lesões por pressão geralmente surgem por conta da diminuição do fluxo sanguíneo e a não chegada de oxigênio nos tecidos. Estas lesões podem ser evitadas com ações simples como a mudança de posição na cama hospitalar, a hidratação constante da pele e a redução da umidade do local. Remover a fricção e o cisalhamento (deslocamento de forças opostas) também consiste em cuidado importante.

                                *****************************************

Santa Casa de Marília promove atividades em alusão ao Dia da Higienização e Lavanderia Hospitalar

Em alusão ao Dia da Higienização e Lavanderia Hospitalar (25 de novembro), a Santa Casa de Misericórdia de Marília promoveu diversas atividades com o intuito de valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam nestes importantes setores.

No dia 25 de novembro, no salão de reuniões da instituição, aconteceu palestra com o tema “Pequenas Melhorais, Grandes Transformações”, com a abordagem do gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Santa Casa de Marília, Kedman Elliaquim Lima.

Concurso cultural também foi realizado. Os colaboradores entregaram um texto de até 10 linhas falando sobre o orgulho de participar do cuidado na Santa Casa. Foram escolhidos os cinco melhores por uma comissão trabalhos e votação entre os funcionários escolheu os três textos a serem premiados.

Os participantes das atividades do Dia de Higienização e Lavanderia Hospitalar receberam certificados fazendo parte da campanha “Eu ajudo a Salvas Vidas”.


***Dezembro***

Ministro da Saúde garante início das obras da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília no primeiro trimestre de 2022

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que as obras para a implantação da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Marília terão início no primeiro trimestre de 2022 e que o novo serviço, importante no tratamento do câncer, estará em funcionamento até abril de 2023 na unidade hospitalar filantrópica mariliense. Representantes da Direção do Hospital estiveram recentemente em Brasília para uma audiência com o comandante de uma das mais importantes Pastas do Governo Federal e receberam esta ótima notícia.

Na prática, a implantação da Unidade de Radioterapia vai fazer com que o Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília passe a realizar um atendimento completo ao paciente no tratamento do câncer em âmbito regional.

A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília será construída em imóvel ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e terá acesso pela rua 21 de Abril. A expectativa é que pelo menos 1 mil pacientes sejam atendidos anualmente na nova unidade.

Com tradição de mais de 20 anos, o Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília realiza 14 mil consultas, 9.000 sessões de quimioterapia, 1.000 internações e 500 cirurgias por ano, sendo mais de 70% dos seus atendimentos realizados via SUS (Sistema Único de Saúde).

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, agradeceu ao deputado Capitão Derrite (PP) pela intermediação e posterior agendamento de audiência com o ministro Marcelo Queiroga. “Ficamos extremamente satisfeitos com a liberação da implantação da nossa Unidade de Radioterapia. Realmente é o que faltava para termos um atendimento ainda mais completo. Já desenvolvemos um trabalho sólido em nosso Centro de Oncologia há duas décadas e a tendência é que a quantidade de atendimentos seja expandida cada dia mais”.

O superintendente do hospital, Sérgio Stopato Arruda, comemorou a conquista. “Fomos até Brasília e tivemos a confirmação do ministro e de técnicos do Ministério da Saúde de que o processo para a implantação da Radioterapia já cumpriu todas as etapas e está completo e autorizado. Sendo assim, nos próximos meses iniciaremos a construção da nova unidade de atendimento oncológico, que será muito importante para Marília e região”.

                                   ****************************************

Sirvan da Santa Casa de Marília realiza 83,7% de seus procedimentos via SUS e é referência regional

O Sirvan (Serviço Intervencionista de Radiologia e Neurocirurgia) da Santa Casa de Misericórdia de Marília realiza 83,7% de seus procedimentos via SUS (Sistema Único de Saúde) e é referência para uma região de 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios abrangidos pelo DRS 9 (Departamento Regional de Saúde).

Foram 657 procedimentos realizados pelo serviço, entre diagnósticos e ações terapêuticas. Deste total, 550 aconteceram pelo Sistema Único de Saúde, 87 através de convênios médicos e 20 particulares, no período anterior de 12 meses consolidados.

Com equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Sirvan realiza procedimentos como a colocação de catéteres e acessos vasculares para pacientes em hemodiálise, bem como diagnósticos com arteriografias e venografias em todos os segmentos do corpo.

Cirurgias minimamente invasivas com o implante de stents e a colocação de endopróteses para o tratamento de doenças ateroscleróticas oclusivas e aneurismáticas também são realizadas pelo serviço, que teve início em 1999 na Santa Casa de Marília.

É um dos poucos centros médicos do Brasil que trata aneurisma cerebral com as cirurgias minimamente invasivas por catéter.

“Somos um dos mais tradicionais serviços do Estado de São Paulo a fazer neurointervenções e intervenções vasculares periféricas. À medida em que o tempo passou, fomos agregando experiências e nos qualificando ainda mais, com expertise para a realização de diversos procedimentos. Também estamos entre os centros que mais realizaram tratamento endovascular do aneurisma de aorta abdominal, além do tratamento de estenose de carótidas para a prevenção de AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, disse o médico cirurgião vascular e endovascular do Sirvan da Santa Casa de Marília, Marcelo José de Almeida. 

A radiologia intervencionista para o tratamento do câncer também é desenvolvida pelo Sirvan da Santa Casa de Marília, inclusive com embolizações e mais recentemente a injeção de partículas radioativas para tratar os tumores in loco. “Conseguimos também injetar agentes quimioterápicos no interior do tumor, aumentando a efetividade do tratamento. Dentro dos novos desafios e amplitudes do tratamento de tumores em Marília e região, o Sirvan está preparado para dar todo o suporte diagnóstico e terapêutico que todo hospital de referência e que prioriza a qualidade necessita”.

O também médico cirurgião vascular e endovascular do Sirvan da Santa Casa de Marília, Mário Luiz Furlanetto Júnior, enfatizou a atuação do serviço. “A cirurgia endovascular e a neurointervenção em radiologia trata doenças graves e pacientes com várias comorbidades associadas - risco cirúrgico elevado. As técnicas de cateterismo proporcionam menos invasão ao corpo dos pacientes, sendo extremamente resolutivas e garantindo uma rápida recuperação deles”.

O Sirvan da Santa Casa de Marília é pioneiro no serviço endovascular na cidade e o único na região de Marília com atuação diária integral na referida especialidade médica. Está entre os poucos serviços do Brasil que fazem de forma exclusiva a cirurgia vascular periférica.

O serviço endovascular realiza um trabalho integrado com cardiologistas para otimizar a utilização do aparelho utilizado para a realização dos procedimentos.
 
O Sirvan também conta com equipe especializada em neurointervenção, salvando vidas e evitando sequelas e perdas de membros. “A embolização de mioma uterino e tratamentos complexos de aneurismas abdominais e torácicos são desenvolvidos por nós na Santa Casa de Marília”. 

Compõem a equipe de médicos do Sirvan: os cirurgiões vasculares e endovasculares Marcelo José de Almeida, Mário Luiz Furlanetto Júnior, Amauri Porto Nunes e Ludvig Hafner; o neurocirurgião e neuroradiologista Ruy Okaji e o neurocirurgião Osmi Hamamoto.

                               ********************************************

Processo seletivo de Residência Médica da Santa Casa de Marília tem 46,4% mais inscritos

Com 46,4% mais inscritos em relação ao ano passado, o processo seletivo de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Marília aplicou a prova objetiva aos candidatos, no dia 9 de dezembro de 2021, no Colégio Interação. Dos 123 profissionais que aderiram à seleção para o curso de qualificação em especialidades médicas, apenas quatro não compareceram para a primeira avaliação.

As avaliações, compostas de 50 questões de múltipla escolha, foram elaboradas pela Consesp, responsável pelo certame.

Com início às 9h, as provas puderam ser respondidas e entregues em tempo de, no mínimo, duas horas, podendo os concorrentes concluírem a avaliação em até três horas. O gabarito foi disponibilizado às 15h deste dia 9 de dezembro e o resultado foi divulgado dia 21 de dezembro, ambos no site www.consesp.com.br.

Oitenta e dois médicos concorrem a seis vagas para a Residência Médica de Anestesiologia, dezenove para quatro vagas de Ortopedia e Traumatologia, dezesseis profissionais a duas vagas de Medicina Intensiva e seis para quatro vagas de Cardiologia.

Durante a realização da prova objetiva foram seguidos todos os protocolos de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde) no enfrentamento à pandemia de Covid-19 como a disponibilização de álcool gel, a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, além de toda a higienização do local.

Puderam se inscrever, até o último dia 28 de novembro, médicos formados em todo o território nacional por faculdades oficiais ou reconhecidas, bem como os formados no exterior com diploma revalidado pelas universidades, autorizados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), seguindo as Resoluções do CFM (Conselho Federal de Medicina) 1.831 e 1.832, de 2008. 

O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Marília segue a legislação federal e posteriores alterações, além das resoluções complementares pertinentes da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica).

Nos casos de Anestesiologia, Medicina Intensiva e Ortopedia e Traumatologia, o programa tem acesso direto e duração de três anos. Para a Cardiologia, é necessário pré-requisito de dois anos em Clínica Médica, já cumprido em cursos credenciados pela CNRM e a duração é de dois anos. 

A prova objetiva (escrita) da primeira fase tem peso de 90%. Nos outros 10%, serão analisadas a arguição e a análise de currículo, durante a segunda fase, prevista para os dias 20 e 21 de janeiro de 2022. 

O resultado final será divulgado no dia 28 de janeiro de 2022, no site www.consesp.com.br e as matrículas deverão ser feitas nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2022, na Coordenação do Hospital de Ensino/Coreme da Santa Casa de Marília. O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Marília terá início no dia 1º de março de 2022.



Comentários Facebook:
background

Links Úteis

Acesso a Informação
Doações
Mc Dia Feliz
Trabalhe Conosco
Revistas