Realizada pela Cihdott da Santa Casa, Caminhada Pela Vida ressalta a importância da doação de órgãos

Realizada pela Cihdott (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Misericórdia de Marília, a Caminhada Pela Vida acontece no próximo dia 23 (domingo), a partir das 9h, na avenida das Esmeraldas.

A saída será defronte à praça da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana). O trajeto segue pela avenida das Esmeraldas até a Academia Polysport e retorna ao ponto de partida. Homem de Ferro, Wolverine, Homem Aranha, Hulk e outros heróis, todos colaboradores da Santa Casa caracterizados, estarão animando a Caminhada Pela Vida.

“Queremos chamar a atenção das pessoas para a importância em comunicar seus familiares sobre a vontade de ser doador de órgãos. Esta iniciativa faz parte das atividades do Setembro Verde”, enfatizou a enfermeira coordenadora da Cihdott da Santa Casa, Marisa Regina Stradioto.

Iluminação verde na frente do prédio da Santa Casa - avenida Vicente Ferreira – está sendo adotada em setembro. Panfletos com orientações relativas à temática da campanha também estão sendo distribuídos durante todo o mês da campanha, com o tema central “Doação de Órgãos: Abrace Essa Ideia”.

O Clube do Opala apoia o Setembro Verde e vai marcar presença na campanha de conscientização que destaca a importância da doação de órgãos. Os Amigos do Samba vão se apresentar ao final da caminhada, na Praça da Emdurb.

Como ser doador?

Para ser doador não é preciso deixar nada por escrito nem registrado em documentos. Aquele procedimento antigo de registrar a opção de doador de órgãos na carteira de identidade não existe mais. O essencial para se tornar doador de órgãos é ter uma conversa com a sua família. No momento certo, eles tomarão a decisão, afinal, a doação só acontece após a autorização familiar.

No caso de doadores vivos, rins, parte do fígado e do pulmão e medula óssea podem ser doados com a autorização do próprio doador. Pela lei, parentes até o quarto grau (avós, pais, irmãos, tios, sobrinhos, primos e netos) e cônjuges podem ser doadores. Não parentes somente com autorização judicial.

Dia da Doação de Órgãos

Em 27 de setembro é lembrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e diversas atividades estão previstas para divulgar a campanha no hospital. O “Pedágio Pela Vida” vai informar os colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância de ser doador para salvar a vida de outras pessoas.

Palestra

Para ajudar a divulgar a campanha entre os jovens, palestra foi promovida na Etec (Escola Técnica Estadual) Antônio Devisate, no dia 20 de setembro. Alunos de cursos técnicos receberam informações importantes sobre a doação de órgãos. E neste dia 21 de setembro, o Setembro Verde foi divulgado para estudantes do curso de Enfermagem da Faef de Garça.

Parceiros

São parceiros da Caminhada Pela Vida: Instituto Vida, Unimed Marília, Ultra Rad, Sirvan (Serviço Intervencionista Vascular e Neurológico), Clínica Dr. Nechar, Mult Park Estacionamento, SAM (Serviço de Anestesia de Marília), Porto Seguro, Gastroclínica, Clínica Dr. Luiz Henrique Stefano, Enfermeira Silvana (Cihdott), Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Obras Públicas, Grupo ZDA, Faef, Sterele Vita, Crossfit, Rodjan Serviço de Som, Amarildo Som e Publicidade e Rafael Brandão.