Recursos do McDia Feliz garantem contratação de psicóloga e equipe multiprofissional na Santa Casa de Marília


Psicóloga Danielle Gerlack Domiciano Pereira atua na unidade desde abril de 2017

Em 2019, a parceria da Santa Casa de Misericórdia de Marília com o Instituto Ronald McDonald completa 20 anos. Durante estas duas décadas diversas ações ajudaram a estruturar o atendimento de crianças e adolescentes com câncer no hospital. A contratação de equipe multiprofissional para atuar exclusivamente na Oncologia Pediátrica agora é o foco com os recursos da campanha de 2018.

Com a psicóloga Danielle Gerlack Domiciano Pereira atuando desde abril de 2017, sob o comando da médica Doralice Marvule Tan, em 2019 a campanha McDia Feliz também vai custear a contratação de duas enfermeiras, assistente social e nutricionista para atuarem somente na Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília.

Vale lembrar que, exceto nas áreas médica e psicológica, o atendimento prestado hoje às crianças e adolescentes com câncer no hospital não é exclusivo para a Oncologia Pediátrica, ou seja, é realizado por profissionais que também assistem outros setores como Oncologia Adulto e Pediatria.

“Antes de me contratarem através da campanha McDia Feliz, os psicólogos da Oncologia Adulto prestavam a assistência. Porém, como a demanda do hospital é muito grande eles não podiam estar aqui todos os dias”, contou a psicóloga da Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília, Danielle Gerlack Domiciano Pereira.

Além dos pacientes da Oncologia Pediátrica, a psicóloga atende também os familiares deles, em caso de necessidade. “A palavra câncer é muito pesada para a família. Os pacientes e familiares costumam chegar com medo do tratamento, preocupados com os efeitos colaterais que a quimioterapia pode causar. O meu trabalho consiste em fazer com que o paciente se sinta acolhido para aderir ao tratamento de maneira satisfatória”.

Danielle lembra que o acompanhamento psicológico não é imposto aos pacientes, mas mesmo que haja resistência no início, todos acabam compreendendo a necessidade e aderem às terapias. “A frequência acontece de acordo com cada caso. Existem crianças e mães que estão conosco toda semana. Para os pacientes que residem em outra cidade fica mais difícil comparecer semanalmente e para estes atendimentos psicológicos fazemos o agendamento nos mesmos dias dos atendimentos médicos”.

A profissional salientou que uma das conquistas do paciente durante a terapia é aprender lidar melhor com os seus sentimentos. “Sabemos que é difícil, mas durante o processo terapêutico trabalhamos com o paciente para que ele compreenda a importância do tratamento médico para obter a cura”.

A psicóloga da Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília destaca que o paciente precisa entender a importância de fazer os procedimentos corretamente. “O tratamento costuma ser muito longo e sofrido. Durante a quimioterapia eles têm muitas náuseas e ficam mal. Sabemos que é difícil, mas passo para os pacientes e seus familiares que somente desta forma será possível alcançar a cura. E por falar nisso, nossos índices de sucesso são bem altos, chegando a mais de 85%”.

O coordenador da campanha McDia Feliz em Marília, Alex Torres, mencionou a importância do trabalho da psicóloga e da equipe multiprofissional que será contratada em 2019 na Santa Casa. “É um trabalho que faz toda a diferença para o paciente, que passa a ter um atendimento exclusivo em diversas áreas como Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Assistência Social. Além disso, são trabalhadas atividades de integração entre os pacientes e as famílias, o que é muito importante no tratamento do câncer”.

Com os recursos da campanha McDia Feliz, foram conquistadas nos últimos anos: a construção da Casa de Apoio que abriga o Gacch (Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias), a implantação do Consultório Oftalmológico e a reforma e modernização do Ambulatório de Quimioterapia Infantil. Em breve, os pacientes da Oncologia Pediátrica também deverão ganhar um Consultório de Odontologia exclusivo.






Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis