‘Tenho nova data de aniversário’, diz colaborador que detectou problema cardíaco e passou por cirurgia na Santa Casa


Carlos Mathias descobriu isquemia no miocárdio em exame recomendado pelo SESMT

“Tenho nova data de aniversário”. Com esta frase o auxiliar de manutenção da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Carlos Eduardo Mathias, de 48 anos, definiu o sentimento dele após detectar uma isquemia no miocárdio e passar por cirurgia cardíaca no dia 21 de setembro de 2018.

O problema cardíaco foi descoberto em exame de rotina, recomendado pelo SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) da Santa Casa de Marília, seguindo a NR-35 - norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura. “Fiz alguns exames clínicos e o eletrocardiograma detectou alteração no meu batimento cardíaco. Foi então que a médica pediu para eu fazer esteira e me senti mal. Fui diagnosticado com isquemia no miocárdio e o cateterismo detectou que duas artérias estavam obstruídas”, contou ele.

Carlos Mathias fez toda a preparação necessária e no dia 21 de setembro do ano passado passou por cirurgia cardíaca, sob o comando do médico da Santa Casa de Marília, Marcos Tiveron. “Graças a Deus correu tudo bem. Foram implantadas duas pontes de safena, tudo através do SUS (Sistema Único de Saúde)”.

Durante a recuperação, o colaborador do hospital recebeu todo o acompanhamento e teve de ficar três meses afastado de suas atividades profissionais.

“Quero agradecer o setor de Cirurgia Cardíaca, a REC (Unidade de Recuperação Cardíaca), a Hemodinâmica, a Enfermagem e a Diretoria da Santa Casa. Foram todos maravilhosos comigo. Voltei a trabalhar no final de dezembro e me sinto muito bem. Fico feliz com a parte de humanização e preocupação com os funcionários”, enfatizou o auxiliar de manutenção.

Carlos Mathias fez uma menção especial ao SESMT da Santa Casa de Marília. “Foi muito importante a solicitação do exame que detectou o problema. O pedido partiu da médica do trabalho, em cumprimento à NR-35. Não fosse isso, eu poderia passar mal num andaime e perder a vida”, destacou o colaborador do hospital.

O SESMT tem papel fundamental para garantir o bem-estar e prevenir acidentes de trabalho aos colaboradores da Santa Casa de Marília. A equipe de segurança do trabalho conta com engenheiro e técnicos e a de medicina do trabalho dispõe de médico, fisioterapeuta, enfermeira e auxiliar administrativa.  






Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis