Altemir Farinhas ministra palestra sobre ‘Equilíbrio Financeiro’ na Sipat da Santa Casa de Marília


Palestrante é consultor de educação financeira de grandes empresas

Consultor de educação financeira de grandes empresas, o empresário e administrador com especialização em finanças e engenharia econômica, Altemir Farinhas, ministrou palestra na manhã deste dia 13 de junho, no salão de reuniões da Santa Casa de Misericórdia de Marília, fazendo parte da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da instituição.

De acordo com Altemir, 63,4% da população brasileira está endividada. “O cartão de crédito corresponde à maioria destas dívidas. Aliás, o cartão de crédito é bom para quem sabe usar, mas para quem não sabe pode ser uma arma”, alertou ele.

Uma vida financeira desequilibrada pode trazer uma série de problemas, conforme o consultor. Alguns deles podem ser os transtornos alimentares, irritabilidade, dificuldade para tomar decisões, distúrbio do sono, tensão emocional e outras. “As pessoas precisam aprender a lidar com as finanças”. 

Para uma boa “saúde financeira”, o palestrante destacou três palavras de comando a serem colocadas em ação: trabalhar, administrar e investir. “É preciso aprender a dizer não a você e às pessoas que estão à sua volta. Saber quando é preciso comprar e quando é desnecessário. E garantir sempre uma reserva, aprender a poupar e guardar dinheiro”.

O planejamento financeiro familiar foi citado por Altemir como fundamental. “As crianças têm que saber como o dinheiro é gasto e colaborarem para que não haja o desperdício de comida, além de saberem que um banho demorado, por exemplo, estará gerando gastos excessivos de água e energia elétrica”.

O palestrante classificou como despesas boas aquelas com alimentação, saúde, educação, transporte, energia elétrica, água e internet. Na categoria das despesas ruins foram mencionados pagamentos de juros a bancos e de mensalidades a clubes não frequentados. E entre as despesas ocultas, ele ressaltou as ocasiões de quebras de veículos ou gastos com o tratamento de doenças. 

Dinâmica com balões foi desenvolvida pelo palestrante, que também exibiu vídeos relacionados à educação financeira e os 10 mandamentos para o equilíbrio das finanças - entre eles: não gastarás mais do que ganharás, não utilizarás os limites de cheques especiais ou cartões de crédito, não emprestarás cheques ou seu nome, não comprarás apenas por desejo e pouparás hoje para que tenhas amanhã. 

O 1º vice-provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, agradeceu a presença do palestrante Altemir Farinhas para tratar de um tema de tamanha relevância. “As finanças mexem com a vida de todo mundo e nada melhor que trazer informações importantes aos nossos colaboradores. Uma pessoa que ganha R$ 1 mil muitas vezes vive melhor que outra que recebe R$ 5 mil por mês. Isso acontece porque umas sabem administrar o dinheiro que ganham e outras não”.

A Sipat

Iniciada no último dia 10, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Santa Casa de Marília prossegue até este dia 14 de junho com diversas atrações. 

Na tarde deste dia 13 de junho, a enfermeira da Cihdott Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) Micaele Cardoso ministra palestra sobre “Doação de Órgãos”. Às 15h, Bingo entre os colaboradores da instituição será promovido. E no período noturno, às 20h, as psicólogas Gabriele Cheder Tedesco e Thassiane Neves voltam a destacar “Morte como Parte da Vida”.

Neste dia 14 de junho, às 10h, será desenvolvida atividade de Ginástica Laboral e às 14h, encerra a Sipat 2019 a palestra com a coaching Denise Cortinove sobre “Mediação de Conflitos”.          






Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis