Palestra com o presidente dos Amigos do COM traz orientações sobre o câncer de mama na Santa Casa


Palestra com o médico Léo Pastori, presidente dos Amigos do COM, trouxe orientações sobre o câncer de mama, na manhã deste dia 7 de outubro, no salão de reuniões da Santa Casa de Misericórdia de Marília. A importância de se realizar o diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença foi um dos principais focos das explanações do profissional.

“Em caso de qualquer alteração percebida na mama, a mulher precisa procurar um serviço de saúde e fazer a mamografia. Desta forma, a eficácia do tratamento é muito maior e a chance de cura chega a 97%”, enfatizou Léo Pastori.

A realização do exame de mamografia anualmente para mulheres a partir dos 40 anos é recomendada. “O grande problema ainda é a demanda reprimida existente e muitas mulheres ainda chegam a ficar de oito meses a um ano na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) por uma mamografia, o que pode dificultar o tratamento”, explicou o médico.

Segundo Pastori, em três meses após o surgimento do tumor o estágio da doença pode mudar e por isso é fundamental a mulher fazer a mamografia o quanto antes.

Entidade de utilidade pública municipal, os Amigos do COM realizam reuniões quinzenais na Santa Casa de Marília. O grupo é importante para ajudar pessoas com câncer durante o período de tratamento, com auxílio aos familiares e terapia em grupo, além de encaminhamentos que ajudam na recuperação de pacientes.

Para ajudar a conter a demanda reprimida existente do SUS em relação à realização de exames de mamografia, os Amigos do COM já possuem projeto para a construção de um centro diagnóstico para garantir a detecção da doença o quanto antes. “Primeiro precisamos da doação de um terreno e depois buscaremos parcerias para colocarmos o nosso projeto em prática”.

Os interessados em ajudar os Amigos do COM podem comprar as camisetas da campanha Outubro Rosa por R$ 30,00 ou fazerem doações através do site www.amigosdocom.org.br ou pelo telefone (14) 99144-0405.

Outubro Rosa

A Santa Casa de Marília, em parceria com os Amigos do COM e com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) desenvolveu uma programação fazendo parte do Outubro Rosa.

Pedágios com os colaboradores estão entregando fitinhas rosas e balinhas com mensagens ressaltando a importância de se fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.

No dia 1º de outubro, a Direção da Santa Casa de Marília marcou presença no evento de abertura do Outubro Rosa, sob a organização dos Amigos do COM, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”. Apresentações artísticas e exposição de mulheres que passaram pelo tratamento de câncer foram as atrações.

No dia 2 de outubro, palestra sobre “Auriculoterapia e Medicina Tradicional Chinesa” foi ministrada pela fisioterapeuta e voluntária dos Amigos do COM, Alessandra Berlanga.

No dia 5 de outubro, a Santa Casa de Marília participou da Caminhada Outubro Rosa, promovida pela Acoscem (Associação Comunitária, Social e Cultural Evangélica de Marília) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nos dias 7 e 8 de outubro, voluntárias dos Amigos do COM promovem as vendas de camisetas da campanha nas proximidades do relógio de ponto do hospital, das 9h às 13h e das 18h às 19h.

No dia 9 de outubro, das 8h30 às 9h30, acontece “Chá Terapia” para os pacientes do setor de Quimioterapia da Santa Casa.

Exposição de fotos de mulheres que fizeram tratamento de câncer de mama terá início no dia 14 de outubro, no saguão da sala de espera do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília. Sob a coordenação da professora do Senac, Carolina Montoro, a mostra de fotografias ficará até o final do mês no hospital.

Também no dia 14 de outubro, a partir das 9h, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, serão passadas dicas de beleza pela professora do Senac, Mariana Castilho e de pigmentação de sobrancelhas e de auréolas com a voluntária dos Amigos do COM, Fabianny Andrade. Às 14h, a também voluntária dos Amigos do COM, Ivonete Souza Nishimura, promove orientações sobre o uso de perucas e lenços para mulheres em tratamento de câncer.

No dia 18 de outubro, às 14h, os nutricionistas da Santa Casa, Daniel Coracini e Vanessa de Souza Monteiro dos Reis, ministram palestra sobre “Alimentação para os pacientes em tratamento de câncer”, no salão de reuniões do hospital.

E fechando a programação do Outubro Rosa, no dia 24, às 19h30, será realizada uma atividade de Tuiná (Massagem Chinesa) e alongamento, com a fisioterapeuta e voluntária dos Amigos do COM, Alessandra Berlanga, também no salão de reuniões da Santa Casa.

Durante o mês de outubro, o prédio da Santa Casa de Marília está iluminado de rosa em alusão à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama.






Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis