Outubro Rosa: Pacientes do setor de Quimioterapia da Santa Casa de Marília participam de ‘Chá Terapia’

Fazendo parte da programação do Outubro Rosa, o mês de combate ao câncer de mama, “Chá terapia” envolveu os pacientes do setor de Quimioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Marília, na manhã deste dia 9 de outubro. A voluntária dos Amigos do COM, Alessandra Berlanga, coordenou as atividades.

“Estou oferecendo aos pacientes três chás diferentes (jasmin, hortelã e frutas/flores) e cada um tem uma eficácia diferente. Os chineses levam a ‘Chá Terapia’ a sério. O ideal é se diluir o sachê de chá em 250 ml de água quente, deixando o saquinho de três a cinco minutos. Após sete dias já é possível sentir a diferença positivamente”, explicou Alessandra Berlanga, que é fisioterapeuta e fez curso sobre o tema na China.

O chá de frutas e flores, que pode ser encontrado em estabelecimentos de comercialização de produtos orientais com a identificação “China Fruit Tea”, traz a leveza das flores e a doçura das frutas. Com a bebida, que deve ser consumida sempre quente, a pessoa melhora a parte sentimental e elimina a amargura, deixando a alma mais leve.

“Pacientes que passam por tratamento de câncer costumam ficar deprimidos em algum momento e existem casos até mesmo de depressão. Os chás podem ajudá-los bastante”, disse Alessandra Berlanga.

Já o chá de jasmin, tem um efeito extremamente positivo na feminilidade e ação positiva também em mulheres que passaram por mastectomia, contribuindo para a autoestima delas. O hortelã é importante para ajudar as pessoas a conterem o sentimento de vazio interior por conta de problemas emocionais.

A programação

A Santa Casa de Marília, em parceria com os Amigos do COM e com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) tem uma programação extensa no Outubro Rosa.

Pedágios com os colaboradores estão entregando fitinhas rosas e balinhas com mensagens ressaltando a importância de se fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.

No dia 1º de outubro, a Direção da Santa Casa de Marília marcou presença no evento de abertura do Outubro Rosa, sob a organização dos Amigos do COM, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”. Apresentações artísticas e exposição de mulheres que passaram pelo tratamento de câncer foram as atrações.

No dia 2 de outubro, palestra sobre “Auriculoterapia e Medicina Tradicional Chinesa” foi ministrada pela fisioterapeuta e voluntária dos Amigos do COM, Alessandra Berlanga.

No dia 5 de outubro, a Santa Casa de Marília participou da Caminhada Outubro Rosa, promovida pela Acoscem (Associação Comunitária, Social e Cultural Evangélica de Marília) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

No dia 7, palestra no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, com o presidente dos Amigos do COM, médico Léo Pastori, focou “Câncer de mama e a importância da detecção precoce da doença”.

As voluntárias dos Amigos do COM promoveram as vendas de camisetas da campanha nas proximidades do relógio de ponto do hospital, no dias 7 e 8.

Exposição de fotos de mulheres que fizeram tratamento de câncer de mama terá início no dia 14 de outubro, no saguão da sala de espera do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília. Sob a coordenação da professora do Senac, Carolina Montoro, a mostra de fotografias ficará até o final do mês no hospital.

Também no dia 14 de outubro, a partir das 9h, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, serão passadas dicas de beleza pela professora do Senac, Mariana Castilho e de pigmentação de sobrancelhas e de auréolas, com a voluntária dos Amigos do COM, Fabianny Andrade. Às 14h, a também voluntária dos Amigos do COM, Ivonete Souza Nishimura, promove orientações sobre o uso de perucas e lenços para mulheres em tratamento de câncer.

No dia 18 de outubro, às 14h, os nutricionistas da Santa Casa, Daniel Coracini e Vanessa de Souza Monteiro dos Reis, ministram palestra sobre “Alimentação para os pacientes em tratamento de câncer”, no salão de reuniões do hospital.

E fechando a programação do Outubro Rosa, no dia 24, às 19h30, será realizada uma atividade de Tuiná (Massagem Chinesa) e alongamento, com a fisioterapeuta e voluntária dos Amigos do COM, Alessandra Berlanga, também no salão de reuniões da Santa Casa.

Durante o mês de outubro, o prédio da Santa Casa de Marília está iluminado de rosa em alusão à campanha de prevenção e combate ao câncer de mama.