Direção da Santa Casa de Marília apresenta trabalho desenvolvido ao Rotary Club 4 de Abril

Colocando em prática ação prevista no Planejamento Estratégico, de aproximar a instituição da comunidade, a Direção da Santa Casa de Misericórdia de Marília apresentou o trabalho desenvolvido no hospital para os representantes do Rotary Club de Marília 4 de Abril, no Alves Hotel, neste dia 5 de dezembro.

O superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda e o superintendente assistencial do hospital, Márcio Mielo, passaram informações importantes no que diz respeito ao funcionamento da unidade enquanto instituição de saúde.

Organização jurídica, estafe executivo e de operadores, dados gerais de desempenho financeiro e de produção geral nas áreas assistencial e de apoio foram alguns dos pontos abordados na oportunidade.

Os representantes da Direção da Santa Casa de Marília lembraram da importância da proximidade do hospital com a comunidade e informaram os rotarianos sobre as ações desenvolvidas pela instituição no sentido de agregar valor, incluindo a geração de mais de 1.100 empregos diretos.

A Direção da Santa Casa de Marília pretende levar esta apresentação do hospital a outros clubes de serviços, bem como a representantes de diversos segmentos da sociedade, com o intuito de aproximá-los do hospital e garantir transparência na gestão.

Hospital filantrópico regional de grande porte, de nível terciário, a Santa Casa de Marília é referência regional em atendimentos de alta complexidade para 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional de Saúde) nas especialidades de ortopedia e traumatologia, cirurgia cardíaca e hemodinâmica, neurocirurgia, oncologia e terapia renal substitutiva, inclusive com a realização de transplantes renais.

Vale ressaltar que em 2018, a Santa Casa de Marília realizou 79% dos seus procedimentos através do SUS (Sistema Único de Saúde).

A instituição de assistência em saúde conta com serviços ambulatoriais em diversas especialidades como neurologia, oftalmologia, oncologia clínica e cirúrgica, nefrologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, vascular, anestesiologia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, entre outros.

Atualmente, para atender a comunidade, a Santa Casa de Marília dispõe da seguinte estrutura: 186 leitos de internação, sendo 39 de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) adulto e pediátrica, cardiológica e de queimados. O hospital conta com 10 salas no centro cirúrgico - que recentemente passou por reforma e reestruturação e 12 leitos de recuperação pós-anestésica.

O hospital realiza sessões de hemodiálise e é referência em transplantes renais desde 1982. Também possui UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) e vem ampliando o seu atendimento na área de oncologia adulto e pediátrica, com consultas, cirurgias, sessões de quimioterapia e em breve também oferecerá aplicações de radioterapia aos seus pacientes.

O Pronto Saúde atende convênios, particulares e SUS referenciados. Como hospital estruturante, dentro do programa Santas Casas SUStentáveis, do Governo do Estado de São Paulo, a Santa Casa de Marília preza pela qualidade e segurança de seus pacientes.