Instituto Zambini aplica prova objetiva no processo seletivo de Residência Médica da Santa Casa de Marília


O Instituto Zambini aplicou a prova objetiva no processo seletivo para o Programa de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Marília, neste dia 13 de dezembro, no Colégio Interação. Dos 69 inscritos, apenas sete não compareceram. Estão sendo oferecidas seis vagas para Anestesiologia, quatro para Ortopedia e Traumatologia, outras quatro para Cardiologia e duas para Medicina Intensiva.

A avaliação escrita consiste na primeira etapa do certame e tem peso de 90%, enquanto que a arguição e a análise de currículo compreendem aos outros 10%, na segunda etapa deste processo seletivo, prevista para os dias 23 e 24 de janeiro de 2020. A classificação preliminar será divulgada no dia 7 de fevereiro. 

“Os médicos têm quatro horas para fazer as provas objetivas, lembrando que para cada especialidade o conteúdo é diferenciado”, comentou o coordenador do Instituto Zambini, Nivaldo Menocci.

As inscrições para o processo seletivo da Residência Médica da Santa Casa de Marília puderam ser feitas de 4 de outubro a 15 de novembro de 2019, seguindo a Lei 6.932/81 e posteriores alterações, além das resoluções complementares pertinentes da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica).
 
Estão aptos a concorrer os médicos formados em todo o território nacional por faculdades oficiais ou reconhecidas, bem como os formados no exterior com diploma revalidado pelas universidades, autorizados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), seguindo as Resoluções do CFM (Conselho Federal de Medicina) 1.831 e 1.832, de 2008.

Nos casos de Anestesiologia e Ortopedia e Traumatologia, os programas têm acesso direto e duração de três anos. Para a Cardiologia, é necessário pré-requisito de dois anos em Clínica Médica, já cumpridos em cursos credenciados pela CNRM e a duração é de dois anos. E para Medicina Intensiva, o pré-requisito é exigido em Anestesiologia, Cirurgia Geral ou Clínica Médica, com duração também de dois anos.

O processo seletivo é eliminatório e classificatório. O candidato que anteriormente à data início do Programa de Residência Médica tiver participado e cumprido integralmente o Provab (Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica), a partir de 2012, ou ingressado nos programas de Residência em Saúde da Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade, a partir de 2015 e tê-lo concluído, receberá pontuação adicional na nota de todas as fases de seleção.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 17 de fevereiro de 2020, no site www.zambini.org.br e as matrículas deverão ser feitas de 19 a 21 de fevereiro de 2020, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h, na Coordenação do Hospital de Ensino/Coreme da Santa Casa de Marília. O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Marília terá início no dia 2 de março de 2020. 







Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis