Santa Casa de Marília promove ação importante no Dia Mundial de Higienização das Mãos

Orientações foram passadas aos colaboradores, pacientes e acompanhantes

A Santa Casa de Misericórdia de Marília desenvolveu ação importante neste 5 de maio, quando é lembrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Profissionais da Enfermagem percorreram diversos setores do hospital para orientar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a maneira adequada de higienizar as mãos.

“O objetivo desta campanha é relembrar a importância da higienização das mãos, ainda mais neste período de enfrentamento da pandemia Covid-19, em que se evidenciou o que já preconizamos há muitos anos na Santa Casa de Marília”, enfatizou a médica infectologista e coordenadora do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), Neila Raquel Capelli da Silva.

As ações tiveram a coordenação da Superintendência Assistencial e envolvimento do SCIH,  Escritório da Qualidade e Treinamento e Desenvolvimento. Bombons foram entregues aos participantes da ação que mostrou na prática a maneira correta de higienizar as mãos.

Segundo a coordenadora do SCIH da Santa Casa, a higienização das mãos é uma medida de baixo custo e com alta efetividade. “É a garantia de se prevenir infecções de forma mais eficaz que outras ações, tendo em vista que as mãos dos profissionais, dos pacientes e dos acompanhantes são os principais veículos para levar as bactérias. Desta forma, se higienizarmos as mãos, quebramos esta cadeia de transmissão”, explicou ela.

Além das torneiras e pias com sabonete líquido, já há alguns anos também são disponibilizados dispensers e pumps de álcool gel pelo hospital.

Com água e sabão, é preciso esfregar bem as mãos, de 40 a 60 segundos e enxaguá-las, enquanto que com o álcool gel o procedimento deve ser de 20 a 30 segundos. É importante friccionar bem a palma, o dorso, a região entre os dedos, o polegar e o punho. Vale lembrar que a higienização das mãos está entre as seis metas preconizadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para a segurança do paciente.