Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil inicia cursos online com médicos da Santa Casa de Marília


Serão três datas com carga horária total de 6 horas e emissão de certificado

Realizado através de uma parceria com o Instituto Ronald McDonald, o Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil vai iniciar cursos online com médicos da Santa Casa de Misericórdia de Marília. Serão três datas com carga horária total de 6 horas e emissão de certificados. Apenas 80 vagas por turma estão sendo disponibilizadas. O público-alvo são estudantes do 4º ano de Enfermagem e do 5º ano de Medicina, além de residentes da especialidade médica de Pediatria. 

O objetivo é preparar os estudantes de Medicina e Enfermagem, bem como médicos residentes, para o encaminhamento de crianças e adolescentes ao tratamento de câncer o quanto antes, no caso do aparecimento de sinais, aumentando assim as chances de cura.

As três turmas contarão com palestras de médicos oncologistas pediátricos da Santa Casa de Marília. Nos dias 22 e 23 de outubro, das 18h às 21h, a médica Bruna Carvalho coordena as atividades. Nos dias 13 (das 18h às 21h) e 14 (das 10h às 13h) de novembro, e nos dias 2 e 3 de dezembro (em ambos das 18h às 21h) os médicos Renata de Moraes Trinca e Fábio Mendonça Nunes ministram o curso. A supervisão geral é da médica coordenadora da Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília, Doralice Marvule Tan. O material didático do curso é fornecido na forma online pelo Instituto Ronald McDonald.

As inscrições para o curso online do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil podem ser feitas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf__0c6_3jn4BFNvrnYEmRX_4nr9UXtfySgy54HPox8LpgpCA/viewform. Adesões e mais informações também podem acontecer pelo telefone (14) 99627-4525 (falar com Amanda).

O Programa

Em cerimônia que contou com a presença de representantes do Instituto Ronald McDonald e de autoridades locais, no dia dia 13 de março deste ano, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, foi lançado o Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas.

Inicialmente, 356 profissionais de unidades da rede básica de saúde do município seriam capacitados por médicas oncologistas pediátricas da Santa Casa de Marília e os cursos teriam início no último dia 2 de abril, no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”.

Porém, por conta da pandemia e das recomendações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações de pessoas e manter o distanciamento social, ficou definido pela coordenação do programa que o foco deveria ser mudado e então o público-alvo passou a ser os estudantes do 4º ano de Enfermagem, do 5º ano de Medicina e os médicos residentes da Pediatria, com toda a programação sendo realizada por videoconferência.

Os recursos para a realização do Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas são advindos da campanha McDia Feliz 2019, que aconteceu nas duas lanchonetes do McDonald’s de Marília. Foram vendidos, no ano passado, 10.304 sanduíches Big Mac e 3.596 camisetas da campanha, com uma arrecadação total de R$ 267.923,85. 

A Santa Casa de Marília participa do McDia Feliz há 20 anos e é pioneira no Programa Adote, em que tíquetes do Big Mac são comprados por empresas, pessoas físicas e o sanduíche é doado para entidades assistenciais da cidade.

Entre as benfeitorias para Marília trazidas pela campanha em parceria com o Instituto Ronald McDonald, ao logo dos anos, estão a construção da Casa de Apoio que abriga o Gacch (Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias), o Consultório Odontológico implantado no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, a reforma e modernização do Ambulatório de Quimioterapia Infantil e mais recentemente a contratação de equipe multiprofissional (duas enfermeiras, psicóloga, nutricionista e assistente social) com dedicação integral ao setor de Oncologia Pediátrica do hospital mariliense.







Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis