Médicos da Santa Casa de Marília publicam capítulo de livro sobre Cirurgia Bariátrica


O livro é voltado não só para os cirurgiões bariátricos, mas também para todos os profissionais de saúde envolvidos com o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida

Os médicos da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Eduardo Lemos de Souza Bastos e Hugo Victor Coca Jimenez Carrasco, são autores de um capítulo no livro “Management of Nutritional and Metabolic Complications of Bariatric Surgery” (em português, “Manejo das Complicações Metabólicas e Nutricionais da Cirurgia Bariátrica), que foi lançado no último mês de março pela Editora Springer.

O livro é voltado não só para os cirurgiões bariátricos, mas também para todos os profissionais de saúde envolvidos com o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida e têm como foco principal discutir o manejo das complicações metabólicas e nutricionais em procedimentos do gênero. 

Eduardo Bastos e Hugo Carrasco escreveram o capítulo “Bariatric Procedures: Anatomical and Physiological Changes (em português, “Alterações Anatômicas e Fisiológicas dos Procedimentos Bariátricos”). Neste capítulo, os autores relatam como as diversas técnicas de cirurgia bariátrica alteram a anatomia e a fisiologia do trato gastrointestinal, ou seja, como fica a anatomia e o funcionamento do trato gastrointestinal de um indivíduo obeso que passou por cirurgia bariátrica.

Os profissionais explicam que a maioria das modificações na anatomia e na fisiologia gastrointestinal fazem parte do objetivo terapêutico das operações bariátricas. No entanto, estas mesmas alterações podem acarretar efeitos adversos e complicações. Por exemplo, a exclusão (desvio) do trânsito alimentar de um segmento do intestino faz parte de muitas técnicas de cirurgia bariátrica e isso tem um efeito terapêutico sobre obesidade e diabetes. Porém, pode acarretar deficiências na absorção de alguns nutrientes, que se não forem identificadas e tratadas podem levar a uma doença secundária. Mais que isso, com base nos conhecimentos expostos no referido capítulo do livro, os profissionais de saúde que lidam com estes pacientes podem prevenir a ocorrência destas complicações.

Aos interessados, o livro já encontra-se disponível para compra no site da Springer Nature Inc (https://www.springer.com/gp/book/9789813347014) nas versões impressa (capa dura) e digital (e-book).

Eduardo Bastos é cirurgião do aparelho digestivo e especialista em cirurgia bariátrica. Hugo Carrasco é médico intensivista, coordenador da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Marília e nutrólogo com grande experiência em terapia nutricional.







Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis