UTI Infantil começa a receber pacientes

Inaugurada no final do ano passado, a UTI Infantil (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Marília começou a receber as primeiras crianças. O primeiro paciente foi um garoto de onze anos, morador de Garça, que estava internado no HMI (Hospital Materno Infantil) e deu entrada na unidade dia 7. Com o início das atividades, a demanda regional passa a ser atendida com mais qualidade e oferta de vagas, o que reduz os riscos de um paciente de Marília ou da região ser transferido para centros de saúde distantes.

A nova unidade é mista e conta com quatro leitos pediátricos (até 12 anos) e quatro para neonatos (até 28 dias de nascido). São mais duas acomodações em sistema de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). O tempo decorrido entre a inauguração e o funcionamento efetivo foi necessário para a montagem da equipe médica e de apoio. O serviço está credenciado junto ao Ministério da Saúde e atende do SUS (Serviço Único de Saúde).

A equipe, coordenada pela pediatra intensivista Cristiane Bende Mustafá, conta com dez médicos e 20 auxiliares de enfermagem. As equipes de nutrição, psicologia, fonoaudiologia, assistência social e terapia ocupacional também estão integradas.

Cristiane, que já está em Marília há dois anos e meio, atuou como intensivista em outros hospitais da cidade. Com apoio dos colegas e diretoria da Santa Casa, ela encara o novo desafio com naturalidade. “Formamos uma equipe especializada, visando a atenção de qualidade. Acredito que essa UTI irá contribuir muito com a rede. Para a região, esse aumento de leitos dá mais segurança”, afirma a médica.

Como a demanda na saúde, infelizmente, é crescente, os pequenos pacientes não param de chegar. Na manhã desta quarta-feira, 16, a unidade já estava com cinco leitos ocupados. Nos neonatos a causa mais comum é a prematuridade e as complicações associadas. Já nas crianças com mais de 28 dias, o motivo mais freqüente de internação são as doenças respiratórias e traumas.

Investimento – A UTI Infantil da Santa Casa custou cerca de R$ 450 mil. Foi aplicada verba de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil indicada pelo então deputado estadual Vinícius Camarinha (PSB), atual prefeito de Marília.

Também foram investidos cerca de R$ 95 mil, resultado de uma campanha idealizada pela médica pediatra Ediléa Neiva Ellinger. Os demais investimentos foram feitos com recursos próprios do hospital.