Unimar e instituições se unem para promover ação espontânea voltada às redes sociais; do dia 14 ao 31 deste mês, fotos serão postadas para chamar a atenção para a campanha
Durante dois dias, equipe do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar (Universidade de Marília) trabalhou em uma ação para divulgar o Outubro Rosa, uma campanha desenvolvida na cidade pela Santa Casa e grupo Amigos do COM. Dezenas de pessoas da comunidade, lideranças, autoridades e usuários estratégicos de redes sociais passaram pelo estúdio de fotografia, para uma sessão de fotos visando uma mobilização pela internet.
A campanha é uma ação global pela informação, prevenção e tratamento do câncer de mama, o principal tipo de tumor que acomete mulheres. No Brasil tem com principal financiadora o Instituto Avon, braço social da multinacional de cosméticos.
Em Marília uma série de ações espontâneas está sendo promovida. A campanha oficial, em parceria com a Avon, é realizada pela Santa Casa e o grupo Amigos do COM, com apoio de instituições como a Unimar.
De acordo com a pró-reitora de Ação Comunitária da universidade, Fernanda Mesquita Serva, esse tipo de iniciativa está em plena harmonia com a política de responsabilidade social da instituição. “A Unimar apoia ações de impacto positivo na comunidade. Quando fomos procurados, aceitamos o desafio na hora e cedemos toda nossa estrutura”, disse Fernanda, que posou para fotos ao lado do pai, o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva.
As fotos foram feitas pelo fotógrafo, publicitário e professor do curso de Publicidade e Propaganda Christiano Parra Consentino, com apoio do aluno Alexandre Cortez. A ação contou com a produção do jornalista Carlos Rodrigues e o designer gráfico Gabriel dos Reis.
Durante dois dias, mais de cem pessoas foram contatadas e convidadas a participar da ação. Mais da metade atendeu ao convite e “vestiu a camisa” oficial da campanha, para fotos individuais. As imagens foram tratadas pela equipe da agência de publicidade da Unimar e começaram a ser postadas na rede social Facebook do dia 14. A ação segue até o dia 31 deste mês.
Para o fotógrafo, a ação foi criativa e vem de encontro à preocupação da publicidade em gerar conteúdo de qualidade e com mensagem social. “Acompanho há uns três anos e vejo como as agências valorizam o Outubro Rosa. Venho de uma família que tem essa cultura de ação social e promoção da saúde, meu avô era provedor da Santa Casa de Cafelândia. Quando soube que a Unimar faria a ação, fiz questão de participar”, disse o professor.
O delegado federal José Navas Júnior foi um dos “modelos” que vestiram a camisa. “Muito legal a ideia. Por ser uma ação espontânea, acho que tem tudo a ver com as redes sociais e será bem sucedida”, disse o delegado. O secretário de Saúde de Marília, Márcio Travaglini, também aprovou. “A sociedade precisa se mobilizar para a prevenção ao câncer. A nossa secretaria está à disposição para apoiar campanhas como essa”, garantiu.
A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, destacou que todo esforço empreendido pela prevenção ao câncer é válido. “O diagnóstico precoce é fundamental para minimizar a gravidade do câncer e sala vidas. Teremos um mês com muitas atividades, em uma verdadeira corrente do bem na comunidade para divulgar essa ideia”, disse a superintendente.
Comentários Facebook: