Santa Casa de Marília participa do lançamento do mutirão da ortopedia

Instituição  referência em alta complexidade para o interior paulista participa da ação da Prefeitura de Marília, em prol da saúde pública

A superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Kátia Ferraz Santana, participou na manhã desta segunda-feira, 09, do lançamento do mutirão de ortopedia, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com hospitais prestadores de serviço ao SUS (Sistema Único de Saúde). A expectativa é atender, até abril de 2014, pelo menos 3.500 mil pacientes.

O início do mutirão foi anunciado pelo prefeito Vinícius Camarinha. O encontro contou com a participação de secretários municipais, vereadores, servidores da saúde e gestores, incluindo o ortopedista Carlos Henrique Bertoni Reis, diretor técnico da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), entidade que também integra o mutirão.

A superintendente da Santa Casa destacou a sensibilidade do governo municipal, que teve a “coragem” de enfrentar um problema que deixava os gestores dos hospitais aflitos. “A administração fez o que era necessário, uma intervenção responsável para reduzir essa fila, e conta com todo nosso apoio.  Vamos fazer o melhor para bater e superar essa meta, com profissionalismo e empenho das nossas equipes”, disse Kátia Santana.

Vinícius destacou que a iniciativa surgiu a partir de um levantamento da secretaria municipal de Saúde, respaldado pelas ruas. “Visitamos os bairros, conversamos com a população e encontramos idosos, jovens que se acidentaram, enfim, uma série de pessoas que aguardam há anos por um procedimento ortopédico”, disse o prefeito.

A fila da especialidade, segundo o levantamento, contava com 5.200 pacientes. O número caiu para 3.500, após contato telefônico para atualizar as necessidades. “Teve gente que buscou alternativa, foi atendida pela rede privada, ou não precisa mais de atendimento. Mesmo assim, nos deparamos com um número muito grande”, analisou Vinícius.

O investimento do mutirão será de R$ 450 mil. A Prefeitura contratou, junto aos dois hospitais, um kit de serviços que oferece duas consultas médicas,  radiografia, ultrassonografia e exames de laboratório, quando necessário,  para o fechamento do diagnóstico. “Esses recursos foram economizadas pela Prefeitura ao longo do ano. Começou hoje (ontem), para a ortopedia, e vai até abril. Depois dessa especialidade já estamos estudando a demanda, mas tudo indica que faremos na oftalmologia, que também tem uma fila muito grande”.

O prefeito Vinícius Camarinha fez questão de explicar que o mutirão de ortopedia será feito de forma adicional, sem afetar o atendimento regular na especialidade. “A intenção é que não haja mais fila para esse tipo de procedimento. Aliás, não deveria haver para nenhum e isso é o que buscamos. No caso da ortopedia, por exemplo, desde o início do ano passamos a fazer 1.300 atendimentos por mês, o que já vem ajudando a reduzir a fila”, afirmou.

Em ortopedia, a Santa Casa de Marília mantém atendimento ambulatorial, com equipe  formada por mais de 25 médicos, enfermeiros e profissionais de apoio, além de suporte completo para cirurgias e exames. A instituição conta ainda com a residência médica em ortopedia, reconhecida pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).

De acordo com a superintendente, a unidade já tem capacidade instalada para atender a demanda e continua à disposição do município e do Estado, para ações como a proposta pela Prefeitura de Marília.