Santa Casa de Marília faz parceria e implanta novo sistema de logística

Hospital espera reduzir despesas após contrato com a Logimed, uma empresa do grupo Andrade Gutierrez especializada em planejamento, gestão e logística da cadeia hospitalar de suprimentos

A Santa Casa de Marília, que comemora 85 anos em 2014, está em processo de implantação de um novo sistema integrado de logística de suprimentos, que irá afetar positivamente a rotina da instituição e gerar redução de despesas. De acordo com dados da diretoria, por ano as compras de materiais hospitalares e medicamentos da unidade movimentam R$ 12 milhões.

O novo parceiro é a Logimed, uma empresa do grupo Andrade Gutierrez que atua no planejamento, gestão e logística da cadeia hospitalar de suprimentos, visando efetiva economia financeira, controle, uso consciente e otimizado dos produtos.

Na fase de implantação, equipes da companhia participam da transição, capacitam os colaboradores da Santa Casa e agregam profissionais próprios, que atuarão de forma integrada. Farmácia, setor de compras e almoxarifado serão algumas das áreas mais impactadas pelas mudanças, que devem beneficiar todo o hospital.

A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, afirma que parcerias como esta são importantes para agregar qualidade. “Fazemos atualmente nossos processos de forma técnica e comprometida, porém, com a adesão à Logimed teremos preços menores nos produtos, já que as compras são compartilhadas por grandes hospitais. Além disso, precisaremos ter nas instalações do hospital menor quantidade, com mais qualidade, de uma forma mais estratégica e otimizada”, explica Kátia.

A empresa opera desde 2008, criada para atender uma necessidade logística da Santa Casa de São Paulo. Desenvolveu-se ao longo dos anos e atualmente atende 40 complexos de saúde, incluindo os hospitais de referência nacional e a Unimed Paulistana.

A gerente de projetos da Logimed, Tatiana Tempel, destaca a parceria inédita em Marília. “A assinatura do contrato com a Santa Casa de Marília representa a entrada da empresa, em grande estilo, no interior paulista. Estamos honrados e felizes em poder trabalhar com uma instituição séria, histórica e de referência na região”, disse.

Tatiana afirmou ainda que espera, com a parceria, melhorar os serviços logísticos do hospital e gerar economia que poderá ser revertida em investimento em outras áreas, aperfeiçoando a qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

A Santa Casa de Marília, que comemora 85 anos em 2014, é hospital de referência em alta complexidade no Estado de são Paulo. É parceira da rede pública de saúde por meio de convênios com os municípios e a DRS IX (Direção Regional de Saúde), com abrangência em 62 municípios do centro oeste e oeste paulista. No último balanço consolidado, referente ao ano de 2012, realizou 640 mil procedimentos, sendo 457.275 pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o que representa 61,57% do total.

Pelo menos 75% das internações são de “pacientes cirúrgicos”. No último balanço consolidado foram 12.048 internações e 9.068 cirurgias. “Com esse volume de produção, sobretudo de cirurgias, é fundamental que a logística de suprimentos e medicamentos do hospital funcione bem. Por isso, temos certeza que essa parceria trará grandes benefícios aos nossos pacientes”, finalizou a superintendente.