Santa Casa recebe equipe de Janete Pietá e agradece emenda de R$ 100 mil

Diretores da Santa Casa de Misericórdia de Marília receberam, nesta segunda-feira, 25, uma visita de representantes da deputada federal Janete Rocha Pietá (PT-SP). A parlamentar está entre os deputados que garantiram investimentos na instituição, por meio de emenda ao orçamento 2012. Os recursos de R$ 100 mil serão investidos no centro cirúrgico.

A Santa Casa de Marília realizou em 2011 mais de 7.900 cirurgias, uma média de 569 procedimentos por mês. O hospital é referência em alta e média complexidade para 62 municípios, por isso conta com uma estrutura ampla, com nove salas de cirurgia.

A emenda parlamentar indicada por Pietá irá permitir a compra de um aparelho de broncofibroscopia, uma serra cirúrgica para esterno (usada em cirurgias cardíacas) e dois bisturis eletrônicos.  O projeto, para liberação dos recursos, está cadastrado no Ministério da Saúde e aguarda análise técnica.

O enfermeiro responsável pelo centro cirúrgico, Jonas Pedro Barbosa, relata que atualmente não é possível utilizar todas as salas de cirurgia da Santa Casa ao mesmo tempo. “Hoje temos mais salas do que bisturis elétricos, por exemplo. Por isso acredito que essas aquisições podem aumentar o número de cirurgias realizadas”, acredita Barbosa.

Os investimentos resultam da iniciativa da diretoria da Santa Casa, que durante o debate das emendas percorre os gabinetes e apresenta a instituição aos parlamentares. Em visita a Marília, o assessor da deputada Janete Pietá, Sérgio Rocha Zimke, fez questão de conhecer o hospital, acompanhado da secretária de comunicação do diretório municipal do PT, Tereza Cristina Alves Florindo.

Eles foram recebidos pelo provedor, Milton Tédde, e o presidente do Conselho de Administração da Santa Casa, Romildo Raineri Júnior.  “Estamos muito gratos à deputada, por ter indicado emenda em favor da instituição. Certamente, estes recursos irão garantir mais qualidade de atendimento à população”, destacou Tédde.

O presidente do conselho lembrou que a Santa Casa nasceu junto com Marília e se consolidou como uma instituição filantrópica sinônimo de competência. Com mais de 613 mil serviços realizados em 2011, é um complexo hospitalar que presta amplo atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde). O hospital encerrou o ano passado com um total de 71% de serviços prestados à rede pública.

Perfil – Deputada desde 2006, Janete Pietá é professora e arquiteta. Tem base eleitoral na região de Guarulhos. Faz parte da comissão de relações internacionais e ocupa a suplência na comissão de direitos humanos e minorias. É destaque pela atuação em causas do direito da mulher e movimentos sociais.