Emenda parlamentar amplia equipamentos para videoendoscopia na Santa Casa de Marília

Videoduodenoscopio amplia qualidade de imagem e realça coloração dos tecidos para facilitar o diagnóstico

Emenda parlamentar em prol da Santa Casa de Misericórdia de Marília ampliou o número de equipamentos para diagnóstico de doenças do sistema gastrointestinal. O investimento de R$ 100 mil em recursos federais foi resultado de indicação da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB), em 2014. A liberação aconteceu no final do ano passado e aquisição foi feita no início deste ano.

O hospital adquiriu um novo Sistema de Videoduodenoscopio, que será acrescido à estrutura atualmente instalada. O processo para aquisição foi feito de forma conjunta pelo setores de Engenharia Clínica e Captação de Recursos do hospital.

O gastroenterologista Valdeir Fagundes de Queiroz, diretor clínico da Santa Casa e integrante do Cepan (Centro Endoscópico Akira Nakadaira) explica que o sistema conta com tecnologia atualizada, capaz de oferecer maior precisão nas imagens geradas durante os exames.

O videoduodenoscopio adquirido permite, por exemplo, maior qualidade na cromoendoscopia, ou seja, realce da superfície da mucosa gastrointestinal (eletronicamente), permitindo uma melhor avaliação durante a realização da endoscopia. Dessa forma é possível, por exemplo, a detecção precoce de um câncer.

A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, reiterou que o investimento do Fundo Nacional de Saúde é carimbado, ou seja, está vinculado ao projeto cadastrado pelo hospital. “As instituições beneficiadas com as emendas não podem, por exemplo, usar estes recursos para aquisição de insumos, pagar energia elétrica ou funcionários. O Poder Público já estabelece que o objetivo dessa fonte é atualizar os equipamentos”, disse.

A diretoria agradeceu o empenho da publicitária e psicóloga Mara Gabrilli. O provedor da Santa Casa, empresário Milton Tédde, destacou a preocupação da parlamentar com a saúde da população.

“A deputada Mara Gabrilli, eleita à Câmara Federal pelo Estado de São Paulo, é uma importante empreendedora social e ativista dos direitos da pessoa com deficiência. Apresentamos o hospital, mostramos o que é feito aqui na Santa Casa e as nossas necessidades, para continuar atendendo a população regional. A resposta dela foi uma atitude digna e generosa, de acordo com aquilo que o cargo permite. As emendas são muito importantes para nós”, disse o provedor.

A SANTA CASA

A instituição filantrópica é referenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em alta complexidade e média complexidade. Realiza cirurgias e procedimentos especializados nas áreas de cardiologia, ortopedia, oncologia, entre outras especialidades.

Em nefrologia, a Santa Casa presta atendimento diário na hemodiálise e diálise, além de transplantes renais. Conta com serviços referenciados no setor de hemodinâmica, atendendo, inclusive, as urgências e emergências cardiológicas pelo SUS mediante encaminhamento pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros.