Santa Casa de Marília realiza mais de 300 cirurgias de catarata e ajuda pacientes a recuperar a visão


O  médico oftalmologista da Santa Casa, André Gasparotto, ressaltou que a catarata está relacionada à idade avançada

Com mais de 300 cirurgias de catarata realizadas nos meses de julho e agosto, sendo 232 dentro do programa de intensificação da Secretaria Municipal da Saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Marília tem ajudado muitos pacientes a recuperar a visão.

O aposentado José Alves da Silva, de 74 anos, enxergava muito mal de longe e reclamava de lacrimação constante no olho direito. “É uma alegria muito grande poder ter mais qualidade de vida e melhorar a visão. Estou satisfeito com o atendimento recebido, tanto antes como depois da cirurgia. Agradeço a equipe de profissionais da Santa Casa”.

Para lavar roupas era difícil enxergar as manchas e a catarata também prejudicava outros afazeres domésticos. “Já tinha operado o olho esquerdo e agora foi o direito. Antes enxergava tudo embaçado. Agora, a realidade é outra. Consigo enxergar de longe e de forma mais nítida”, salientou a dona de casa Leodirce Trevisan Passini, de 76 anos.

A recuperação da cirurgia de catarata acontece em aproximadamente 30 dias

O médico oftalmologista da Santa Casa, André Gasparotto, ressaltou que a catarata está relacionada à idade avançada. “É uma condição natural do envelhecimento, mas também temos casos de catarata precoce que aparecem por conta do diabetes ou de acidentes no olho”.

De acordo com Gasparotto, trata-se de uma cirurgia segura e com duração de aproximadamente 40 minutos. “É bom lembrar que, mesmo sendo necessário o procedimento nos dois olhos, realizamos  uma operação e após a recuperação total podemos fazer a outra”.

A recuperação acontece em aproximadamente 30 dias e alguns cuidados são necessários como evitar coçar o olho e não fazer esforços excessivos. Promover a higiene pessoal, não pressionar o olho que passou por cirurgia ao dormir e não ter contato com poeira e piscinas são outras recomendações médicas.

O programa de intensificação de cirurgias promovido pela Secretaria Municipal da Saúde está sendo importante para zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos de catarata. A lente intraocular que substitui o cristalino do olho é fornecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A coordenadora de negócios da Santa Casa de Marília, Márcia Mota, elogiou a iniciativa da Saúde Municipal. “A gestão municipal de saúde tem buscado com muito empenho recursos necessários para atender a demanda reprimida de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos”.

Mota salientou ainda o empenho do hospital na adesão a esta intensificação de cirurgias de catarata para garantir celeridade ao processo de atendimento. “A Santa Casa, em parceria com o IOM (Instituto de Olhos de Marília), tem se dedicado muito para acolher a população que há anos aguardava para fazer a cirurgia e voltar a enxergar bem e ter mais qualidade de vida. Não temos medido esforços para realizar estes procedimentos, mantendo a qualidade no atendimento e utilizando processos tecnológicos de última geração”.

A Santa Casa iniciou as cirurgias de catarata no programa de intensificação da Secretaria Municipal da Saúde no último mês de julho.






Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis