Time de Prevenção de Quedas da Santa Casa de Marília promove palestra com médico geriatra


Virgílio Moraes Ferreira vai abordar o tema “Quedas nos ambientes domiciliar e hospitalar”

O Time de Prevenção de Quedas da Santa Casa de Misericórdia de Marília promove palestra com o médico geriatra Virgílio Moraes Ferreira no dia 21 de junho (quinta-feira), a partir das 14h, no salão de reuniões da instituição. Na oportunidade, será abordado o tema “Quedas nos ambientes domiciliar e hospitalar”. O Time de Prevenção de Quedas é formado por um grupo de profissionais de saúde que estuda os fatores que aumentam os riscos de queda de pacientes no ambiente hospitalar, bem como as ações necessárias para preveni-las.

“O evento está aberto não somente aos funcionários da Santa Casa, como também para a comunidade em geral. Realizamos um trabalho preventivo no hospital para evitar o registro de ocorrências do gênero”, comentou a enfermeira coordenadora do Time de Prevenção de Quedas, Elaine Cristina Salzedas Muniz.

Em 24 de junho é lembrado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos. “Aliás, esta é a faixa  etária mais envolvida com as quedas. Classificamos a idade como um fator de risco, até pelas limitações existentes”.

Os danos ao paciente decorrente de quedas são classificados em: sem ferimentos, com danos leves, com danos moderados ou danos graves. “Na Santa Casa temos registrado apenas os danos leves e esperamos reduzir a cada dia este tipo de ocorrência por meio da conscientização dos profissionais de saúde, dos pacientes e dos acompanhantes sobre as ações de prevenção. Este é um objetivo também estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, uma vez que as quedas ocorrem no mundo todo, tanto em instituições de saúde, como em domicílios”. 

De acordo com levantamento do Time de Prevenção de Quedas, 50% dos pacientes envolvidos em ocorrências de queda no ambiente hospitalar, no ano passado, estavam com acompanhante. “Por esta razão, queremos fazer um trabalho específico com as pessoas que estão acompanhando o paciente no quarto”, mencionou Muniz.

Em reuniões periódicas, ações importantes são discutidas pelo Time de Prevenção de Quedas da Santa Casa de Marília, como a padronização das camas, a manutenção da elevação das grades de proteção e da iluminação adequada no ambiente.

Compõem o Time de Prevenção de Quedas do hospital, criado a partir do Colegiado de Líderes e Coordenadores da Santa Casa, profissionais da enfermagem, da fisioterapia, da psicologia, da engenharia clínica e da direção do hospital. “Alguns outros setores participam quando surgem as demandas específicas”, explicou a enfermeira coordenadora do Time de Prevenção de Quedas. 






Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis