Profissionais da Santa Casa de Marília participam de Treinamento sobre Proteção Radiológica


O físico especialista em radiodiagnóstico, Matheus Alvarez, comandou as atividades 

Profissionais do Centro Cirúrgico e do setor de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Marília participaram de Treinamento sobre Proteção Radiológica, na Sala do EducaSUS da unidade hospitalar.

O físico especialista em radiodiagnóstico, Matheus Alvarez, comandou as atividades, que fazem parte do PPR (Plano de Proteção Radiológica) adotado pela instituição.

Na oportunidade, os operadores de raio-x do Centro Cirúrgico e da Hemodinâmica tiveram acesso a informações importantes sobre aspectos de segurança do equipamento, bem como a necessidade da realização dos testes de qualidade e de radiação de fuga dos aparelhos instalados no hospital.

O uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) plumbíferos (chumbo) e a dosimetria adequada de radiação também foram tratados na oportunidade. Conceitos gerais sobre radiação e ondas eletromagnéticas, proteções e barreiras físicas foram outros assuntos abordados pelo físico especialista em radiodiagnóstico, Matheus Alvarez, durante o treinamento realizado no dia 13 de julho.

O engenheiro do trabalho Luiz Maurício Serra de Arruda, destacou que a sinalização e as distâncias de seguranças são outros pontos fundamentais. “Claro que muitas informações já são de conhecimento dos profissionais, mas é preciso que eles estejam atentos às atualizações e métodos novos que trazem mais segurança, evitando assim possíveis acidentes e doenças no ambiente de trabalho”.

Arruda salientou que estes aprimoramentos acrescentam bastante no conhecimento dos colaboradores. “É uma oportunidade que o hospital proporciona de realizar estes treinamentos, o que também não deixa de ser uma valorização dos nossos funcionários”.

A Santa Casa de Marília conta com a Comissão de Proteção Radiológica e realiza ações regulares para a segurança e saúde dos trabalhadores. “Inclusive, o hospital já vem realizando todos estes procedimentos passados no treinamento há algum tempo”, finalizou ele.







Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis