No dia do seu aniversário de 90 anos, Santa Casa de Marília promove abraço coletivo


Cerca de 500 pessoas devem marcar presença na festividade

No dia do seu aniversário de 90 anos, a Santa Casa de Misericórdia de Marília promove abraço coletivo ao prédio da instituição. Cerca de 500 pessoas devem marcar presença na festividade, que terá ainda bolo gigante e foto com os colaboradores no acesso do setor de internação, a partir das 9h do dia 22 de abril (segunda-feira).

Alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Bento de Abreu, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Desbravadores da Igreja Adventista vão se juntar aos colaboradores e parceiros da Santa Casa de Marília para celebrar esta data especial. 

“A Santa Casa de Marília não tem dono, pertence à nossa sociedade. E a participação da diretoria é  voluntária. Não somos remunerados em valor nenhum”, enfatizou o provedor do hospital Milton Tédde.

“O nosso grande patrimônio são nossos colaboradores. Eles realmente trabalham com muito amor e afeto, conscientes que a nossa instituição é filantrópica. Somos referência em atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), convênios e particulares”, ressaltou o 1º vice-provedor da Santa Casa, Norival Carneiro Rodrigues.

Doação de sangue
 
Com o objetivo de conscientizar os funcionários, pacientes, acompanhantes e a sociedade em geral sobre a importância do ato que salva vidas, a Santa Casa de Marília promove Campanha de Doação de Sangue, de 22 a 27 de abril, das 7h às 13h, em parceria com o Hemocentro da Famema. 

A campanha pretende levar a maior quantidade de pessoas possível ao Hemocentro para fazer a doação de sangue e o cadastramento na lista de doadores de medula óssea. Durante a campanha, o setor de coleta de sangue do Hemocentro será decorado com a temática dos 90 anos da Santa Casa e os participantes receberão pão de mel estilizado com cartão de agradecimento.

Programação de aniversário

A Santa Casa de Marília marcou presença no Desfile Cívico Militar de 4 de abril, celebrando os 90 anos da instituição e do município, que também teve sua emancipação política e administrativa em 1929. 

Evento artístico cultural que promove o engajamento de colaboradores e terceiros do hospital, o Pratas da Casa foi a atração no dia 11 de abril, no Teatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Jantar comemorativo aos 90 anos da Santa Casa de Marília, no Moinho Matarazzo, foi realizado no dia 13 de abril. Homenagens aos provedores da instituição foram promovidas durante a festividade, que também teve a apresentação do novo vídeo institucional.

Palestra com o doutor em Administração de Empresas pela FGV/EASP (Fundação Getúlio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo), especialista em melhoria pelo IHI (Institute for Healthcare Improvement) e gerente da maternidade e pediatria do HIAE (Hospital Israelita Albert Einstein), Linus Pauling Fascina, sobre “Ciência da Melhoria: Pequenos Testes para Resultados de Excelência”, aconteceu no dia 16 de abril, na Casa do Médico.

No dia 26 de abril, às 19h30, na Casa do Médico, é a vez do diretor geral e de relações institucionais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Júlio Dornelles, ministrar palestra sobre o tema “Cenário Atual e Uma Perspectiva de Futuro para Entidades Filantrópicas”. O diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) e da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Brasil), Edson Rogatti, fará a abertura dos trabalhos.

Cerimônia para a inauguração da Nova Área de Quimioterapia Adulto, a revitalização do Centro Cirúrgico e o lançamento do Projeto do Hospital Oncológico está programada para o dia 30 de abril, a partir das 18h.

Com direito à apresentação do Coral de Crianças da entidade Amor de Mãe, do Coral da Apeoesp e do Grupo de Canto Madrigal Per Noi, acontece no dia 3 de maio, a partir das 19h30, a entrega da obra do Complexo Ambulatorial da Santa Casa, no antigo prédio do Educandário. No local, serão desenvolvidas atividades ambulatoriais e outros serviços do hospital.

A Unimed Marília, a Uniprime Cooperativa de Crédito, o Laboratório São Francisco e a Zentys Medical são os patrocinadores das comemorações dos 90 anos da Santa Casa de Marília.

Histórico

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília, instituição sem fins lucrativos, filantrópica e com sede em Marília-SP, é referência em assistência para toda a região. Fundado em 22 de abril de 1929, o hospital teve como seu primeiro provedor o Sr. Bento de Abreu Sampaio Vidal. 

No início de seu funcionamento, a área física construída da instituição abrigava 18 leitos e apenas uma sala de cirurgia. Com o passar dos anos e com o crescimento populacional urbano, a necessidade de se incrementar novos leitos hospitalares foi sentida. A instituição, na pessoa do então provedor e dos demais membros da Irmandade, apoiou essa ideia e em pouco tempo já estava construído um pavilhão central destinado às internações, bem como o prédio que viria a abrigar a antiga maternidade. 

Em 1956, assume a provedoria o Dr. Cristiano Altenfelder e Silva. Naquele mesmo ano foi construído o Pavilhão Infantil “Dona Antonieta Altenfelder”, em virtude de uma demanda emergente de atendimento às crianças. No ano seguinte, 1957, foi construído o Educandário “Bento de Abreu Sampaio Vidal”. 

Em vista da crescente necessidade de mais leitos hospitalares, foi construído, em 1977, um novo pavilhão hospitalar e também o novo centro cirúrgico, áreas estas mantidas em funcionamento até os dias atuais. 

É importante lembrar que a Santa Casa teve também papel de destaque na formação de profissionais médicos, uma vez que serviu de campo para estágios dos alunos da Faculdade de Medicina de Marília. 

Está instalada numa área de 25.000 m² e possui 19.870,01 m² de área construída. Conta com 355 médicos no seu corpo clínico e 1.100 funcionários. 

A Santa Casa de Marília é atualmente um hospital filantrópico regional de grande porte, de nível terciário e referência para o SUS em especialidades e procedimentos de alta complexidade como ortopedia e traumatologia, cirurgia cardíaca e hemodinâmica, neurocirurgia, oncologia e terapia renal substitutiva, inclusive com a realização de transplantes renais. 

Conta com serviços ambulatoriais em diversas especialidades como neurologia, oftalmologia, oncologia clínica e cirúrgica, nefrologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, vascular, anestesiologia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, entre outros. 

Atualmente, para atender a comunidade, a Santa Casa de Marília dispõe da seguinte estrutura: 186 leitos de internação, sendo 39 de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) adulto e pediátrica, cardiológica e de queimados. O hospital conta com 10 salas no centro cirúrgico e 12 leitos de recuperação pós-anestésica. 

O hospital realiza sessões de hemodiálise e é referência em transplantes renais desde 1982. Também possui UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados) e vem ampliando o seu atendimento na área de oncologia adulto e pediátrica, com consultas, cirurgias, sessões de quimioterapia e em breve também oferecerá aplicações de radioterapia aos seus pacientes. 

O Pronto Saúde atende convênios, particulares e SUS referenciados. Como hospital estruturante, dentro do programa Santas Casas SUStentáveis, do Governo do Estado de São Paulo, a Santa Casa de Marília preza pela qualidade e segurança de seus pacientes.

A implantação do Escritório de Qualidade surgiu a partir de uma política centrada no CQH (Controle de Qualidade Hospitalar). Além disso, a Santa Casa de Marília está inserida no processo de Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e recentemente o hospital recebeu a Certificação “Ouro” do Cealag (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão), em reconhecimento aos grandes serviços prestados na área da saúde.

O Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa de Marília é referência e atende pacientes gratuitamente, com índice de aproximadamente 60% de pessoas que conseguem largar o vício.

O atendimento da Santa Casa abrange uma população estimada de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas, sendo referência para 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional de Saúde). 

Através do contrato de gestão, como OSS (Organização Social de Saúde), a Santa Casa de Marília administra o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São Carlos, oferecendo consultas e exames com utilização de alta tecnologia em equipamentos. O AME funciona como centro de diagnósticos e intervenções terapêuticas em mais de 20 especialidades.

Também destacam-se as atividades desenvolvidas junto aos colaboradores como a campanha interna sobre sustentabilidade ambiental, o programa de ginástica laboral, o evento Pratas da Casa e a premiação Funcionário do Ano. Estas ações institucionais proporcionam a valorização do funcionário e estimulam o seu desempenho profissional. 

Esta é a Santa Casa de Marília: “Prestando Serviços de Qualidade na Saúde”!  






Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis