Hospital lança site com serviços para usuários, informação e ferramentas de gestão

Já está no ar, por meio do endereço eletrônico www.santacasamarilia.com.br, o novo site da instituição. Serviços, informações para usuários e ferramentas para auxiliar os gestores do hospital ficaram mais acessíveis. Em poucas semanas no ar, a nova página tem superado as expectativas e facilitado a comunicação com o público interno e externo.

O projeto foi desenvolvido a partir da iniciativa do estagiário Alexander Abatti, aluno do curso de análise de sistemas da Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) em Garça. O estudante faz parte do setor de TI (Tecnologia da Informação) da Santa Casa e apresentou a proposta à secretaria de comunicação social no início do ano.

Durante a fase de desenvolvimento, vários setores do hospital contribuíram para definir as sessões do novo site. Após meses de trabalho, o projeto incubado na própria Santa Casa foi concluído com sucesso.

Na página eletrônica o internauta encontra informações sobre as normas de internação, circulação e visitas no hospital; corpo clínico completo por especialidade médica; formulários digitais para envio de currículo, inscrição em residência médica, críticas e sugestões; notícias atualizadas; informações sobre os convênios; sessões de fotos e vídeos com a história do hospital; informações sobre a estrutura organizacional, entre outras opções de navegação.

A reformulação do site teve impacto direto em setores como ouvidoria e recursos humanos. O arquivo de currículos impressos e a pasta de e-mails, utilizados pela analista de RH Sara Oliveira Antunes, estão com os dias contados. Com a ferramenta “Trabalhe Conosco”, disponível no site, ela pode acessar um único banco de dados digital para gerenciar os contatos. O resultado é mais rapidez nas convocações para os processos seletivos.

As respostas para eventuais queixas ou dúvidas dos usuários, atribuição da ouvidoria, ficaram mais rápidas. A assistente administrativa do setor, Deborah Milani, conta que antes do site a maioria dos contatos era por telefone, pessoalmente ou através de outros setores. “Levava mais tempo para a informação chegar até nós. Com o site, o atendimento fica mais direcionado ao nosso setor”, afirma Deborah.

A gerente de TI da Santa Casa de Marília, Erica Guimarães Gomes, explica que a página segue a tendência dos novos projetos da web. “As atualização e inserção de dados é simplificada, para que possa ser feita pelos próprios funcionários dos setores envolvidos. Assim nosso setor se ocupa apenas do desenvolvimento de novas ferramentas, para melhorar o site”, explica.

Graduada há dez anos em análise de sistemas e precursora do setor no hospital, Erica destacou a dedicação, criatividade e conhecimento técnico de Abatti. “É comum dizer que o estagiário atua na empresa para aprender, mas temos que rever esse conceito. Eles também vêm para ensinar, como é o caso do Alex. Aprendemos muito com ele e com outros talentos que trazem novidades e nos mantém atualizados”, afirma a gerente.

Para o universitário, a experiência qualifica seu portfólio, especialmente por ser voltado a um hospital filantrópico. “Foi um trabalho importante para o meu currículo, ainda mais por estar sendo bem avaliado pelos internautas e pelos colegas da Santa Casa”, afirma Abatti.