background

Câmara Hiperbárica

Amplicar imagem

Medicina Hiperbárica: Tecnologia para o tratamento de feridas

A cena pode remeter a filmes de ficção científica: uma câmara cilíndrica, com uma porta que parece uma escotilha, janelas pequenas e poltronas que fazem lembrar assentos de uma nave espacial, com lugares para até oito pessoas. A descrição não é de um foguete com destino ao espaço, mas sim de uma câmara hiperbárica, equipamento pressurizado destinado ao tratamento médico de Oxigenoterapia Hiperbárica instalado nas cidades de Bauru e Marília.

A Câmara

O equipamento tem paredes sólidas, com janelas que permitem a visualização do que está acontecendo dentro e fora do ambiente, no qual o paciente entra para se tratar respirando oxigênio puro (a 100%), sob uma pressão correspondente a aproximadamente 10 a 20 metros de profundidade no mar. Dentro da câmara o paciente está em constante contato com a equipe médica, podendo se movimentar dentro dos limites físicos da mesma.

A Medicina Hiperbárica

O segmento corresponde ao tratamento e terapia utilizando ambiente pressurizado para aplicação de oxigênio puro por meio da respiração em alta pressão. A Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) oferece aos pacientes benefícios terapêuticos para as mais variadas doenças. É um tratamento auxiliar aos antibióticos, cirurgias e importante no tratamento de feridas.

Ao respirar ar puro e pressurizado, a taxa de oxigênio nos tecidos aumenta por meio da corrente sanguínea. O principal benefício da terapia é o resultado do oxigênio no sangue e não o seu contato direto, por exemplo, com uma ferida. O tratamento auxilia no processo de cicatrização das lesões e acelera a recuperação dos pacientes.

Inúmeros trabalhos publicados em todo o mundo nos últimos 40 anos comprovam a eficácia da Oxigenoterapia Hiperbárica como excepcional ferramenta do tratamento médico, promovendo, entre outros efeitos, o retorno dos fibroblastos a suas funções normais. Isso culmina com a aceleração de cicatrizações, melhora a qualidade da osteogênese e dos tecidos de granulação e um combate mais eficaz de infecções. Atua também de maneira sinérgica com determinados antibióticos, ou seja, aumenta a eficácia dos mesmos. Desta forma, pode auxiliar a reduzir ou até mesmo evitar procedimentos cirúrgicos mutilantes e excessivos, proporcionando uma recuperação mais rápida e com melhores resultados clínicos.

 

O tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica é indicado principalmente para:

- Cicatrização de úlceras crônicas;

- Como anti-inflamatório nas infecções de tecidos necrosados;

- Cicatrização de lesões por esmagamento, amputações e reimplantes;

- No tratamento de queimaduras graves;

- Para o fechamento de feridas e tratamento do Pé Diabético;

- Nas lesões e complicações causadas por radio e quimioterapia;

- Na adaptação e cicatrização dos enxertos de pele comprometidos;

- No tratamento das osteomielites agudas e crônicas;

- Na desintoxicação de pessoas envenenadas por monóxido de carbono, cianeto e derivados;

- Nos casos de complicações e dificuldades de cicatrização pós-cirúrgico;

- E nos enxertos ósseos em cirurgias odontológicas.

Serviço:

Em Bauru e Marília, o tratamento está disponível em câmara hiperbárica do tipo multiplace, que comporta confortavelmente até oito pessoas para as sessões duram cerca de duas horas. O número de sessões que o paciente precisará fazer sempre é prescrito pelo médico que o encaminhou, segundo a sua doença e o seu estado geral.

Mais informações sobre o tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica podem ser obtidas na unidade instalada na Santa Casa de Misericórdia de Marília, localizada à Avenida Vicente Ferreira, 828. Os telefones da unidade são (14) 3402-5555/3316-5554. Em Bauru o serviço está disponível na Rua Rio Branco, 13-83. O telefone de contato é o (14) 4009-8605 / 3214-4787.

 
post image
background

Links Úteis

Acesso a Informação
Doações
Mc Dia Feliz
Trabalhe Conosco
Revistas