Reuniões para ouvir as experiências dos pacientes foram realizadas recentemente por profissionais das Alas de Internação B e D, além do Ambulatório de Especialidades e Oncologia da Santa Casa de Marília.
A humanização e o cuidado centrado no paciente são os focos deste programa desenvolvido pela área assistencial da unidade hospitalar filantrópica mariliense já há algum tempo.
Os pacientes e familiares deles explanaram sobre suas experiências e sentimentos em relação ao período em que permaneceram dentro do ambiente hospitalar.
Foram constatados relatos tanto de elogios quanto de fragilidades no atendimento prestado. Com a chegada destas informações ao conhecimento das equipes, são discutidas soluções para o problema, visando a melhoria contínua do atendimento.
Entre os assuntos abordados estiveram a importância da comunicação da equipe de enfermagem com a família e o paciente no período de internação. A presença do médico nas etapas do tratamento foi outro ponto crucial apontado, sobretudo o carinho e o acolhimento dos profissionais no momento de fragilidades.
A dinâmica proporciona aprendizado e reflexão para as equipes, trazendo de volta o paciente e a família dele ao hospital para relatarem suas experiências no período de internação.
Através dos relatos, as Gerências desenvolvem ações de melhorias com suas equipes, buscando aprimorar a qualidade do serviço prestado.
Chamou a atenção o relato de um paciente dizendo que “o atendimento das equipes das Santa Casa de Marília, com tanto carinho e cuidado, inspirou ele a ser uma pessoa melhor a cada dia com o semelhante”.
Comentários Facebook: