
Com 37.200 sessões de hemodiálise realizadas por ano, a Santa Casa de Marília se consolidou ao longo dos anos como referência no tratamento de pacientes renais crônicos, atendendo moradores de 62 municípios pertencentes ao DRS IX (Departamento Regional de Saúde). Atualmente, cerca de 260 pacientes realizam a terapia renal substitutiva regularmente na instituição, que oferece estrutura em dois pavimentos exclusivos para este cuidado especializado.
O hospital também realiza procedimentos de diálise aguda e crônica em suas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e no PS (Pronto Saúde), além de diálises peritoneais, garantindo assistência contínua e humanizada aos pacientes.


A gerente da Hemodiálise da Santa Casa de Marília, enfermeira Geni dos Santos Teles Silva, destacou a importância do serviço. “É um trabalho de extrema responsabilidade e comprometimento. A hemodiálise é essencial para a sobrevivência e qualidade de vida de pessoas que não têm mais a função renal. Nossa equipe é treinada para oferecer um atendimento técnico de excelência e com acolhimento”.

Lucinda Francisca Ricardo Gomes de Azevedo, paciente assistida pela Nefrologia da Santa Casa de Marília há seis anos, é um exemplo do impacto positivo do tratamento. “Fico quatro horas na máquina por dia, três vezes por semana. É cansativo, mas é isso que mantém minha saúde em dia, já que meus rins não funcionam mais”.

Atualmente, o setor conta com 63 máquinas e 56 pontos de hemodiálise, realizando mais de 3.100 sessões por mês, sendo mais de 90% dos atendimentos via SUS (Sistema Único de Saúde).

Visando ampliar o atendimento e suprir a crescente demanda da região, a Santa Casa de Marília já possui projeto para colocar em funcionamento um novo pavimento, que permitirá o atendimento de mais pacientes, ampliando assim o tratamento contínuo em terapia renal substitutiva em âmbito regional.
Para isso, parcerias estão sendo buscadas através de emendas parlamentares, uma vez que os custos para a colocação em prática deste projeto para ampliar o número de sessões de hemodiálise para pacientes da região é de aproximadamente R$ 1.500.000,00.
"A Santa Casa busca hoje qualificar ainda mais os atendimentos em nefrologia. Há uma lista de espera de pacientes para fazer hemodiálise visto que não há mais vagas para novos pacientes. Este aumento só será possível com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, visto que é necessário a reforma e ampliação de área física e o incremento de novos equipamentos. A solicitação já foi encaminhada ao gestor estadual. Esta ampliação permitirá o aumento de 16 cadeiras e consequentemente 64 novas vagas, já que os pacientes fazem a sessão de hemodiálise em dias alternados e em períodos que duram de 3 a 4 horas", ressaltou o superintendente da Santa Casa de Marília, Marcio Mielo.
Comentários Facebook: