
Em solenidade realizada neste dia 18 de dezembro, foi entregue à população a reforma da Ala de Internação do SUS (Sistema Único de Saúde), em um ano marcado por diversas inaugurações na Santa Casa de Marília.
Dois mil e vinte e cinco será sempre lembrado pelas muitas conquistas na unidade hospitalar. Mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas muitas benfeitorias foram entregues à população.
Foram inauguradas neste ano: a Unidade de Radioterapia “Milton Tédde”, a UTI III (Unidade de Terapia Intensiva) com 10 leitos, a Unidade de Fisioterapia, o Centro de Acolhimento de Pacientes e a ampliação do Centro Cirúrgico - com quatro novas salas, sendo duas preparadas para cirurgias de robótica e sala de recuperação pós-anestésica com 20 leitos (10 a mais que a estrutura anterior).
A Ala de Internação SUS
A partir da inauguração deste dia 18 de dezembro de 2025, todos os apartamentos da Ala de Internação SUS passam a ter banheiros privativos, ar-condicionado de 12 mil BTUs, do modelo Inverter e TVs (Smart) de 32 polegadas.

O custo total das obras da Ala de Internação SUS da Santa Casa de Marília foi de R$ 1.958.000,00. Boa parte dos recursos é proveniente de doações do empresariado e da sociedade em geral, sejam de eventos promovidos pelo hospital ou de doações espontâneas. Vale ressaltar que a Santa Casa de Marília também empenhou recursos na reforma da referida ala.
Os 24 apartamentos (46 leitos) receberam pisos de porcelanato, soleiras de granito, divisórias técnicas (Dry Wall) e portas de Blindex (vidro temperado e de correr), adequações nas instalações hidráulicas e elétricas, além de ter implantada nova tubulação de gases medicinais, sistema de chamada de enfermagem, forro de gesso e armários planejados em MDF. Os banheiros contam com chuveiros com sistema de aquecimento solar (boiler), barras de apoio e todas as instalações necessárias para garantir condições adequadas de acessibilidade a pacientes e acompanhantes deles.

Todo o setor (Ala D, como é denominada a Ala de Internação SUS) passou por adequações em suas redes hidráulica e elétrica, inclusive com novas tubulações e quadros de disjuntores. Forro de gesso também foi colocado no corredor do referido setor, bem como a instalação de luminárias de LED e de porta de vidro temperado com sistema de senha para acesso.
A ampliação faz parte do plano de investimentos da instituição, que tem buscado, por meio de parcerias e gestão eficiente, melhorar a capacidade de resposta do hospital frente à alta demanda por internações clínicas e cirúrgicas.

Com a Ala SUS reformada, a Santa Casa reforça seu papel como referência regional em atendimento hospitalar, beneficiando milhares de pacientes de Marília e região.
Direção e autoridades
O superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, destacou a importância da obra. “Essa entrega representa mais um passo no processo de fortalecimento da nossa missão filantrópica. O novo espaço foi estruturado para oferecer mais conforto, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, com leitos modernizados, ambientes humanizados e adequação às normas técnicas vigentes. Estamos garantindo estrutura digna para os usuários do SUS, com qualidade assistencial e respeito à vida”.

A dirigente do DRS IX (Departamento Regional de Saúde), Célia Marafiotti, salientou a parceria entre o hospital e o Governo do Estado. “A Santa Casa de Marília é referência regional e tem atuado de forma exemplar em média e alta complexidades. Essa nova estrutura contribui diretamente para melhorar o fluxo e a qualidade do atendimento aos usuários do SUS.”

A superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Mara Fernanda Sonsim Nogueira, que representou a secretária Paloma Libânio, destacou o impacto positivo da ampliação. “Essa nova ala permitirá um atendimento mais humanizado, otimizando a saúde pública. É um ganho imenso para a cidade e região”.

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), enfatizou a importância dos investimentos contínuos na saúde. “A Santa Casa é um patrimônio de todos nós. Tenho orgulho de contribuir com sua modernização e crescimento. Estamos juntos nessa missão de salvar vidas”.

O presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi (PSDB), o Danilo da Saúde, mencionou o papel dos vereadores na destinação de recursos e apoio à instituição. “A Câmara tem sido parceira da Santa Casa. Essa conquista é fruto do trabalho conjunto e da responsabilidade com o bem-estar da população”.

E, por fim, o provedor da Santa Casa, Norival Carneiro Rodrigues, reforçou o compromisso da instituição com a assistência em saúde em âmbito regional. “É com muita alegria que entregamos essa nova ala. Agradecemos o empresariado e a sociedade por ajudar nesta empreitada e temos certeza que todos vocês continuarão nos apoiando em outros projetos. Seguimos firmes na missão de cuidar com excelência e humanização, sempre com o olhar voltado aos que mais precisam”.

Comentários Facebook: