Sipat da Santa Casa de Marília terá palestras, interatividade e distribuição de brindes

Evento tem como principal foco a prevenção de acidentes de trabalho

A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Santa Casa de Misericórdia de Marília terá palestras, interatividade e distribuição de brindes. As atividades são promovidas pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e vão acontecer de 25 a 29 de junho.

A programação foi definida a partir das demandas levantadas junto aos colaboradores da instituição. “Realizamos vários encontros para entender o que o colaborador gostaria que acontecesse na semana, mas claro, sempre com o foco central de prevenir os acidentes de trabalho e garantir um ambiente saudável aos funcionários”, enfatizou a presidente da Cipa da Santa Casa de Marília, Elizabete Rosa da Silveira.

A abertura da Sipat terá a presença de representantes da direção do hospital, às 9h de segunda-feira (25), no salão de reuniões. Na sequência, palestra sobre “Saúde Mental” será ministrada pela médica Carmem Verônica Alves José. Às 14h, a psicóloga Ana Gláucia Lima vai focar o tema “Entre Nós e Laços”.

Na terça-feira (26), palestra sobre “Obesidade e Diabetes” será proferida pelo médico endocrinologista Sérgio Antônio Nechar Júnior, também no salão de reuniões. Às 14h, aula de  “Samba no Pé” será a atração.

Na quarta-feira (27), aula de zumba com a professora Luciane Félix acontece das 9h às 10h30 e às 14h30 “Pedágio de Conscientização de Acidentes com Motociclistas” será realizado antes e entre o jogo da Seleção Brasileira contra a Sérvia, pela Copa do Mundo da Rússia, a partir das 14h.

Na quinta-feira (28), às 8h30, palestra sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids” terá o comando da médica infectologista coordenadora do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Marília, Neila Raquel Capelli da Silva. E às 14h, a médica Carmem Verônica Alves José destaca “Saúde Mental” para os colaboradores que não tiveram a oportunidade de acompanhar as explanações dela no dia de abertura do evento pela manhã.

Na sexta-feira (29), às 15h, os responsáveis pelos setores do hospital sem registros de acidentes de trabalho, de janeiro a maio deste ano, vão receber certificados em reconhecimento à eficácia das ações desenvolvidas para evitar as ocorrências do gênero, sobretudo nas áreas assistenciais.

Outros destaques serão o “Varal das Emoções” com caixas disponíveis para depoimentos sobre sentimentos, o “Abraço Grátis” e o “Alô Sipat”, que vai premiar os funcionários que atenderem as ligações internas com a referida saudação.

As brincadeiras na barraca da pesca e da boca do palhaço vão entregar brindes com mensagens sobre segurança no trabalho aos colaboradores.

Durante a semana, alimentos não perecíveis vão ser arrecadados para a Associação dos Renais Crônicos “Amar”.