- Ser tratado com dignidade, humanidade e respeito, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação.
- Ser identificado pelo nome, sobrenome ou nome social.
- Ter assegurada a sua segurança, integridade física, psíquica e moral, repouso, privacidade e individualidade.
- Poder identificar os profissionais que atuam direta ou indiretamente em sua assistência por meio de crachá com fotografia, nome, cargo e/ou função.
- Consentir ou recusar — de forma livre, voluntária e esclarecida, após ter recebido adequada informação — procedimentos diagnósticos, terapêuticos e avaliações clínicas a serem nele realizados.
- Expressar suas preocupações e queixas para a direção da Instituição, por meio do Serviço de Experiência do Paciente e Ouvidoria.
- Poder indicar familiar ou responsável para tomar decisões a respeito dos procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, inclusive no que se referem a tratamentos, cuidados e procedimentos extraordinários para prolongamento da vida.
- Ser tratado com dignidade e respeito após sua morte e não ter nenhum órgão ou tecido retirado de seu corpo sem sua prévia autorização, de sua família ou de seu responsável legal.
- Ter suas informações pessoais resguardadas, desde que estas não acarretem riscos a terceiros ou à saúde pública.
- Conhecer seu prontuário, solicitando – o quando necessário.
- Receber ou recusar: visitantes, assistência psicológica, social e espiritual.
- Ter um dos pais ou responsáveis, permanecendo em período integral durante sua internação, quando criança ou adolescente (até 18 anos de idade)
- Permanecer com acompanhante, quando estiver com idade igual ou maior que 60 anos.
- Tomar ciência das condições para admissão de pacientes nesta Instituição.
- Seguir as orientações recomendadas pela equipe multidisciplinar que o assiste, respondendo pelas consequências de sua não observância.
- Respeitar os direitos dos demais pacientes, funcionários e prestadores de serviço da Instituição.
- Zelar pelo patrimônio privado da instituição colocado à sua disposição, visando seu conforto e o dos demais pacientes durante o período de atendimento;
- Fornecer informações verdadeiras acerca de seus dados pessoais e contatos, como também, sobre o responsável financeiro pelo seu tratamento hospitalar.
- Fornecer informações completas, detalhadas e precisas sobre seu histórico de saúde.
- Zelar por seu estado de saúde, participando do seu plano de tratamento e alta hospitalar, garantindo seu restabelecimento.
- Assumir as consequências da recusa do seu tratamento após ter sido devidamente informado pelo médico.
- Informar à equipe assistencial, quaisquer mudanças inesperadas em seu estado de saúde atual.
- Manter-se com a pulseira de identificação do paciente e crachá de identificação de acompanhante.
- Zelar e responsabilizar – se pelas propriedades do Hospital colocadas à sua disposição visando seu conforto e acolhimento durante o período de atendimento hospitalar.