Prontuário Eletrônico proporciona segurança ao paciente e otimização de processos na Santa Casa de Marília

O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) vem trazendo ganhos importantes para a Santa Casa de Misericórdia de Marília. Implantado em 2013, o sistema coordenado pelo setor de TI (Tecnologia da Informação) do hospital, com o apoio de membros do corpo clínico e demais equipes assistenciais, passa por constantes atualizações e aperfeiçoamentos.

“Estamos a todo momento buscando por inovações e melhorias em questões relacionadas à segurança do paciente e otimização de processos, por isso optamos pela utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente da empresa MV sistemas, com sede em Recife-PE, o qual foi reconhecido pela 3ª vez como o melhor Prontuário Eletrônico da América Latina”, ressaltou a responsável pelo setor de TI da Santa Casa de Marília, Érica Guimarães de Aguiar Gomes.

Atualmente o sistema tem grande aceitação das equipes assistenciais, tendo em vista suas facilidades e tratativas de segurança. “No momento da prescrição o sistema emite alertas de alergias do paciente a medicamentos e substâncias, assim como para as interações medicamentosas e medicamentos considerados potencialmente perigosos”.

A integração entre os serviços é outro ganho importante do Prontuário Eletrônico. “O medicamento prescrito já gera solicitação para o setor de Farmácia, o qual dispensa os medicamentos e materiais de forma segura através de sistema de código de barras; assim como os exames laboratoriais prescritos já são disparados para o laboratório de análises clínicas agilizando processo de coleta e resultados”, destacou Érica.

O sistema também permite a integração entre as equipes. “Corpo clínico e suas diversas especialidades, Enfermagem, Farmácia Clínica, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Nutrição, conseguem através do Prontuário Eletrônico acompanhar todo o histórico e evolução do paciente e juntos tomarem a melhor decisão no tratamento. Indicadores importantes são gerados através dos dados armazenados, tornando possível a melhoria dos serviços e cuidados prestados ao paciente”, explicou ela.

“Agora vamos evoluir para o processo de checagem beira leito, tornando a administração de medicamentos ainda mais segura, onde a equipe de enfermagem realizará checagem através de leitor ótico na prescrição, na pulseira do paciente (a qual já está implantada em todo hospital) e no medicamento a ser administrado. Também estamos analisando a implantação do certificado digital, que permite a ausência de impressão de papel, sem autenticação adicional e com validade jurídica, auxiliando na recuperação do meio ambiente. Com a implantação do Prontuário Eletrônico todos ganham, o hospital com a otimização e melhoria dos resultados, os colaboradores e os médicos com a automatização de processos e principalmente o paciente com a segurança em seu atendimento”, concluiu a responsável pelo setor de TI.