Emergência é tudo aquilo que implica em um risco iminente de morte, que deve ser diagnosticado e tratado nos primeiros momentos após sua constatação.
Já a urgência, pode ser entendida como uma situação clínica ou cirúrgica, sem risco de morte iminente, mas que, se não for tratada, pode evoluir para complicações mais graves, sendo necessário, assim como a emergência, o encaminhamento para o plantão hospitalar.
No Pronto Atendimento já na chegada do paciente um enfermeiro especialista avalia as condições clínicas e classifica-o segundo sua gravidade para definir os tempos de atendimento.
Todos os pacientes SUS são gerenciados pela Secretaria Estadual da Saúde. O primeiro passo é realizar uma consulta no posto de saúde mais próximo de sua residência, desta forma, a rede pública que encaminhará os pacientes para o hospital no caso de internação, consultas e cirurgias, conforme referência do hospital.
A Santa Casa recebe apenas currículos pelo site, através do link "Trabalhe Conosco". Apenas realize o cadastro e mantenha sempre atualizado! Entraremos em contato quando for selecionado.
O estado de saúde dos pacientes internados será comunicado pela equipe médica somente durante as visitas. A Santa Casa reforça que não fornece informações de quadro clínico por telefone.
Não, a Santa Casa não cobra pelos serviços prestados aos pacientes internados através do SUS ou convênios. Se você receber ligações solicitando pagamento, não o faça. Entre em contato com a operadora do seu convênio ou com a recepção do hospital: 14 3402555
O Pronto Atendimento atende urgência e emergência em 24 horas nas especialidades Clínica Geral e Ortopedia. A Pediatria, em urgência e emergência, funciona das 07:00H às 23:00H.
Horário de visita aos pacientes internados nas Enfermarias: B, C, D, E, F e F2 será das 14h as 22h, sendo permitido a entrada de um ( 1 ) visitante por vez com possibilidade de revezamento a cada vinte minutos.
- Nas UTIs serão mantidos os seguintes horários de visita, sendo permitido a entrada de dois visitantes por horário, priorizando os responsáveis legais.
• REC: das 10h30 às 11h e das 17h as 17h30 entrada permitida de 02 visitantes sem revezamento;
• UTI adulto: 12h às 12h30, entrada permitida de 02 visitantes sem revezamento;
• UTI Neo/Pediátrica das: 13h30 às 14h, entrada permitida de 02 visitantes sem revezamento;
- A troca de acompanhante para pacientes internados poderá ocorrer três vezes ao dia nos horários das: 07h as 08h / 12h as 13h / 19h as 20h;
- Pacientes em precaução de contato ou por cultura de vigilância nas enfermarias, terão no máximo três visitas ao dia , sendo uma por vez no tempo máximo de vinte minutos.
- Paciente em precaução respiratória de gotículas ou aerossóis, por regra não deverão receber visitas. Casos excepcionais deverão ser discutidos com a(o) enfermeira responsável pela unidade.
• Os visitantes/acompanhantes deverão ter idade entre 18 e 59 anos, com ausência de comorbidades (Hipertensão, Diabetes ou Doenças Respiratórias);
• O uso de máscara pelos visitantes/acompanhantes nas dependências do hospital é OBRIGATÓRIA;
• É PROIBIDO o acesso de visitante/acompanhante com sinais ou sintomas percebidos ou referidos de quadro respiratório como tosse, espirros, coriza, febre, falta de ar, dor de cabeça e dor no corpo, mesmo em uso de máscara. É proibido também a circulação em outras áreas e outros quartos, assim como, ter contato com outros pacientes e acompanhantes;
Sim, os pacientes menores de 18 anos e os pacientes maiores de 60 anos têm o direito de permanecer com acompanhante, durante todo o período de internação nas enfermarias. Casos com necessidades especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar.
São medidas de segurança: a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; a utilização de máscaras faciais; a não circulação desnecessária pelo Hospital; não visitar outros pacientes além do seu familiar; não sentar em camas, macas ou cadeiras destinadas ao atendimento de pacientes; atender às recomendações passadas pela equipe assistencial.
Roupas de uso pessoal leves; produtos de higiene pessoal; toalhas de banho e de rosto também podem ser trazidas.
Para crianças pequenas, pode trazer a mamadeira de uso domiciliar. Neste caso, pedir para entregar para o Serviço de Nutrição.