Marília Shopping adere ao Setembro Verde promovido pela Ciht da Santa Casa

O Marília Shopping aderiu ao Setembro Verde, campanha de conscientização sobre a doação de órgãos e que, na cidade, é promovido pela Ciht (Comissão Intra-Hospitalar de Transplante) da Santa Casa.

Diversas ações estão sendo promovidas pelo centro de compras. Uma delas é a fachada do Marília Shopping com a iluminação na cor verde durante todo o mês para representar a saúde, esperança e liberdade, assim como agradecer o altruísmo e amor ao próximo, demonstrados pela figura do doador de órgãos.

Além da iluminação da fachada, o Marília Shopping recebe no dia 17 de setembro, em parceria com a Comissão Intra Hospitalar de Transplante da Santa Casa de Marília, ação de engajamento como forma de esclarecer a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. A atividade acontece a partir das 15h, na proximidade das escadas rolantes de acesso à academia.

Durante o período, a equipe da Ciht vai tirar as principais dúvidas como forma de conscientizar e incentivar as pessoas sobre a importância de se tornarem doadoras, uma decisão que pode salvar vidas que aguardam, muitas vezes, há anos por transplantes em uma fila.

Dados do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, apontam que mais de 50 mil pessoas estão na fila para transplantes no Brasil.

O doador deve ser maior de 18 anos e é preciso compartilhar o desejo com a família para que sua vontade seja respeitada. Pela legislação brasileira, nenhuma declaração formal em vida é válida e a doação só pode ser realizada mediante autorização de um parente de até segundo grau.