background

Notícias

=RETROSPECTIVA 2023= Janeiro, Fevereiro e Março

post image


A Santa Casa de Misericórdia de Marília traz os principais fatos que marcaram os últimos 12 meses na unidade hospitalar filantrópica mariliense. De 26 a 29 de dezembro, serão publicadas as notícias de destaque da instituição neste ano. O primeiro bloco da nossa retrospectiva ressalta os meses de janeiro, fevereiro e março.



***Janeiro***

Direção da Santa Casa de Marília prestigia posse do secretário estadual da Saúde


A Direção da Santa Casa de Marília prestigiou a posse do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rebouças, no início o mês de janeiro.

O superintendente geral Sérgio Stopato Arruda e o tesoureiro da Irmandade João Carlos Sproesser Mathias estiveram na capital paulista e conversaram com o novo chefe da Pasta da Saúde no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Os representantes da Direção do hospital mariliense ficaram satisfeitos com o que ouviram do novo secretário da Saúde do Estado de São Paulo, reconhecendo o importante papel das Santas Casas no atendimento a 50% das demandas de média complexidade e de 70% de alta complexidade através do SUS (Sistema Único de Saúde), além de prometer empenho para aumentar os repasses financeiros para proporcionar melhores condições a estas importantes instituições que prestam assistência em saúde.

O secretário

Eleuses Paiva foi presidente da APM (Associação Paulista de Medicina) por dois mandatos (1995 a 1999) e também da AMB (Associação Médica Brasileira) por outros dois mandatos consecutivos, entre 1999 e 2005.

Formado em Medicina pela FMIt (Faculdade de Medicina de Itajubá), especializou-se em Medicina Nuclear pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

É professor assistente de imagenologia da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). Como político, foi vice-prefeito de São José do Rio Preto, no interior paulista, e atuou como deputado federal em três oportunidades, duas como suplente e uma como titular eleito (entre 2011 e 2015).

*************************************

Santa Casa de Marília adere ao Janeiro Branco com palestras e outras atividades focando a importância da saúde mental


A Santa Casa de Marília aderiu ao Janeiro Branco com palestras e outras atividades focando a importância da saúde mental.

Cada vez mais as pessoas têm se atentado para a importância de cuidar da saúde mental. O Janeiro Branco é a oportunidade de reflexão e da adoção de cuidados para garantir o acesso a terapias e acompanhamentos com profissionais em casos em que são identificados quaisquer tipos de problemas”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília, Marcos Aurélio Alves Filho.

A médica psiquiatra Carolina Benetti ministrou palestra com o tema “Normose: O Normal Que Adoece”. A psicóloga Jéssica Mantoani ressaltou: “Construindo a Saúde Mental”, a também psicóloga Lígia Crivelari destacou “Reconstrução da Vida Pós-Pandemia: O Olhar Criativo Sobre Crises na Saúde Mental”.

Ao longo do mês, atividades foram realizadas sob a coordenação do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília para reflexão com os funcionários sobre saúde mental nas proximidades do relógio de ponto.

*************************************

Membros da Cipa são empossados para a Gestão 2023


Os membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Santa Casa de Misericórdia de Marília para a Gestão 2023 foram empossados no dia 3 de janeiro, em solenidade no salão de reuniões do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”.

A coordenadora da CPR (Central de Processamento de Roupas) Patrícia Aparecida Mota assumiu a presidência da Cipa, após um ano de mandato da enfermeira do setor de Desenvolvimento de Pessoas, Tabata Neves.

Espero contar com o apoio de todos à frente da Cipa e desenvolver ações importantes para garantir a prevenção de acidentes e a segurança no trabalho”, salientou a nova comandante da comissão.

O 1º vice-provedor Luiz Orlando e o superintendente assistencial da Santa Casa de Marília Márcio Mielo prestigiaram a posse dos novos membros da Cipa e mencionaram a importância do trabalho para prevenir acidentes e garantir o bem-estar dos funcionários da unidade hospitalar filantrópica mariliense.

O coordenador do setor de Farmácia, Rodrigo Soares Grecca foi eleito o vice-presidente da Cipa, no lugar de Fábio Silva Ramos, da Manutenção.

Os funcionários da Santa Casa elegeram 14 representantes deles na comissão, sendo oito titulares e seis suplentes. Outros 14 membros foram indicados pela Direção da instituição. O presidente da Cipa é escolhido pela Direção da Santa Casa. O vice-presidente por aclamação entre os próprios membros eleitos e indicados para a comissão.


***Fevereiro***

Com serviço credenciado pelo MS, Santa Casa de Marília realiza primeiro transplante de fígado da região pelo SUS


Credenciada pelo Ministério da Saúde para procedimentos do gênero pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a Santa Casa de Marília realizou o primeiro transplante de fígado da história na região atendida pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde), que abrange 62 municípios do Centro-Oeste Paulista.

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, ressaltou este momento histórico para a medicina e para a saúde pública em âmbito regional. “Os pacientes que precisavam se deslocar a grandes distâncias agora têm um centro de transplante de fígado na nossa cidade. Parabéns a toda equipe que lutou bastante para a conquista do credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Este é o primeiro de muitos transplantes que a Santa Casa vai realizar com sua equipe de competentes profissionais. Vale lembrar que passamos a fazer os transplantes hepáticos pelo SUS. Aliás, também pelo Sistema Único de Saúde realizamos mais de 70% do total dos nossos procedimentos já faz alguns anos”.

Sob o comando do cirurgião do aparelho digestivo e membro da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) Francisco Antônio Sergi Filho, o transplante hepático aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2023. “O paciente que recebeu o fígado chegou para nós no ambulatório com duas doenças muito graves, uma colangite biliar primária, em que o próprio corpo ataca os ductos biliares do fígado, causando uma inflamação crônica, com a coloração da pele ficando permanentemente amarela e junto com esta doença tinha uma retocolite ulcerativa, que tem forte associação com a colangite biliar primária, atingindo o intestino grosso”, explicou ele.

A equipe que realizou o transplante contou com a participação dos cirurgiões auxiliares Juan Branez e Fernanda Danziere, dos médicos anestesiologistas Fausi Machado, Victor Cappia e Guilherme Costa, da enfermeira de transplante hepático Débora Lorenzetti, da instrumentadora Evelyn Tanabe de Souza Araújo, do enfermeiro do Centro Cirúrgico Carlos Henrique Cirino da Silva e do circulante de sala Wesley Teco.

A lista do transplante de fígado é regulada por gravidade de estado de saúde e este paciente era o primeiro do Estado de São Paulo à espera do órgão. “O fígado veio de um doador de São Paulo. O procedimento foi um sucesso, com o paciente recebendo alta no sexto dia após o transplante. Gostaria de agradecer os profissionais da anestesiologia e todos que apoiaram o programa desde o começo, além de toda equipe que participou de alguma forma do procedimento e a direção do hospital”, salientou o médico.

O transplantado

Morador do município de Osvaldo Cruz (a 120 km de Marília), Sidnei Fernandes, de 40 anos, é o primeiro paciente a receber um transplante de fígado na história, na região de Marília.

Por conta dos problemas de saúde, há três anos ele teve que deixar o emprego em um frigorífico, em Herculândia (a 59 km de Osvaldo Cruz). Desde então, ele vinha se ocupando dos afazeres na chácara de propriedade dele e recebendo o acompanhamento, inicialmente no Hospital das Clínicas de Botucatu (a 201 km de Marília) e posteriormente no Ambulatório de Doenças Hepáticas da Santa Casa de Marília.

Evangélico, Sidnei demonstra muita fé em Deus e disse que sempre acreditou que conseguiria o transplante de fígado. “Nunca deixei os obstáculos atingirem minha vida. Sou um cara ativo e sempre acreditei que poderia vencer”.

Ele lembra que desde quando identificou o problema, em uma biópsia e depois através de exame de ressonância magnética, realizados em 2020, percebeu que a doença foi ficando mais agressiva. “Nódulos foram se formando e meu sangue foi afinando. Saía sangue pelo nariz direto e as veias estouravam com facilidade. Ficava mais cansado e perdi o apetite, perdendo 6 quilos”.

Sidnei se emociona ao lembrar do apoio que recebeu da família. “Minha esposa e meus filhos (de 11 e 17 anos) me deram muita força e cheguei a fazer tratamentos paliativos para enfrentar os sintomas. Agradeço o doutor Francisco Sergi e toda a equipe da Santa Casa de Marília, que me tratou muito bem e foi muito importante na minha recuperação”.

Além de Francisco Sergi, fazem parte da equipe de transplantes hepáticos, outros cirurgiões, gastroenterologistas e anestesiologistas.

A Santa Casa de Marília instalou o Ambulatório de Doenças Hepáticas há um ano e conta com aproximadamente 200 pacientes recebendo acompanhamento médico e de equipe multiprofissional, sendo que 40 pacientes já têm indicação para transplante de fígado. Os casos indicados para o procedimento entram na fila de espera coordenada pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde.

*************************************

IQG confere Selo de Distinção ao Serviço de Hemodinâmica


O IQG (Instituto Qualisa de Gestão), um dos principais certificadores da ONA (Organização Nacional de Acreditação), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista, conferiu o Selo de Distinção ao Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Marília.

Ficamos orgulhosos em saber que temos no nosso hospital um serviço com tanta qualidade e que atende toda a região de Marília, sendo referência em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e o que é mais importante, sendo referência para o SUS (Sistema Único de Saúde). Parabéns a toda equipe e todos os envolvidos no processo. A certificação se torna ainda mais importante vindo de um órgão tão sério como o Instituto Qualisa de Gestão”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.

A certificação reconhece a qualidade e a excelência nos cuidados prestados à comunidade pela Hemodinâmica da unidade hospitalar filantrópica mariliense, tendo como centro das decisões as necessidades individuais de cada paciente.

Após sinais de maior controle sobre a pandemia de Covid-19, retomamos um projeto iniciado há muitos anos, que consistia na demonstração dos métodos de trabalho empregados no setor, de forma sistematizada, ética, pautados pelas diretrizes clínicas de nossa especialidade, com o compromisso de melhoria contínua por meio da coleta e análise crítica dos resultados alcançados”, enfatizou o médico cardiologista intervencionista do serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Marília, Pedro Beraldo de Andrade.

Ao todo, foram analisados 22 Protocolos Assistenciais e 19 Indicadores de Qualidade do Serviço de Hemodinâmica, além das políticas e ferramentas utilizadas pela Santa Casa de Marília no modelo de gestão de pessoas, de processos de trabalho, de segurança ao paciente, bem como de planejamento estratégico.

Trata-se de uma conquista plural, que não fica restrita ao serviço de Hemodinâmica, traduzindo-se em um mérito da Santa Casa de Marília, pelo suporte irrestrito de sua Diretoria e Superintendência, atuação do Escritório de Qualidade, e de todos os Coordenadores, Serviços de Apoio e Corpo Clínico da Instituição”, salientou Pedro Beraldo de Andrade.

As certificações por distinção resultam em melhorias contínuas na qualidade do atendimento prestado aos pacientes, no compromisso com um alto padrão de serviço, na qualificação permanente dos profissionais, representando um reconhecimento positivo pelo desempenho, resultados obtidos e cultura de qualidade e segurança desenvolvidas na Santa Casa de Marília.

*************************************

Santa Casa de Marília inicia Programa de Desenvolvimento da Liderança


A Santa Casa de Marília iniciou no dia 10 de fevereiro o Programa de Desenvolvimento da Liderança. No primeiro módulo, o foco foi "Gestão da Qualidade, Solução de Problemas e Cultura da Melhoria".

O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, elogiou o envolvimento dos colaboradores. "É exatamente isso que faz do hospital este grande prestador de serviços de saúde. Todos nós temos que aprender cada dia mais e esta é uma grande oportunidade para crescermos".

O superintendente geral do hospital, Sérgio Stopato Arruda, destacou a importância de atividades como esta para otimizar os processos. "Esta capacitação profissional e aprimoramento fazem parte do nosso planejamento estratégico. Este trabalho de gestão da qualidade é muito importante para obtermos êxito e garantir melhorias contínuas para a nossa instituição".

O gestor de serviços de saúde, Fernando Rinaldo, explanou sobre pontos importantes relacionados à gestão da qualidade. "Precisamos analisar diversos pontos. A qualidade é um conceito subjetivo, é um modo de ser, a propriedade de qualificar os diversos serviços".

Dicas importantes como estratégias para criar consciência em todos os processos organizacionais foram passadas pelo gestor de serviços de saúde. " A qualidade nunca é obtida por acaso. É o resultado de escolhas inteligentes".

Outros nove módulos foram realizados durante o ano no Programa de Desenvolvimento da Liderança, com periodicidade mensal.

Os temas abordados foram: "Gestão de Indicadores e Análise Crítica: Operacionais, Táticos e Estratégicos"; "Gerenciamento de Riscos"; "Estratégia Empresarial: do Planejamento à Execução"; "Liderança e Equipes de Alto Desempenho"; "Desenvolvimento Humano"; "SUS e o Terceiro Setor"; "Código de Conduta Ética e Valores Institucionais"; "Cuidado Centrado na Pessoa e Experiência do Paciente"; e "Gestão de Custos Hospitalares".


***Março***

Encontro ressalta experiência do paciente na REC


Encontro realizado no dia 20 de março, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, ressaltou a experiência do paciente na REC (Unidade de Recuperação Cardiológica). Marcaram presença na atividade o 1º vice-provedor do hospital Luiz Orlando e o superintendente assistencial Márcio Mielo.

Quatro depoimentos de pacientes, sendo três presenciais e um por vídeo, foram ouvidos na ocasião, com a participação da equipe de profissionais da REC. O médico cardiologista Fábio Villaça, que teve familiares internados no referido setor, contribuiu com observações e apontamentos que serão muito importantes para aperfeiçoar a assistência.

As reuniões do gênero têm o objetivo de promover a humanização e o cuidado centrado no paciente. Através da sua Superintendência Assistencial, a Santa Casa de Marília tem promovido encontros em diversos setores para ouvir a experiência do paciente e a partir destes relatos traçar planos de ação para a melhoria contínua dos processos, elevando, consequentemente, a qualidade dos atendimentos.

Exemplo disso foram encontros realizados com pacientes que receberam alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Internação e Pronto Saúde.

Nestas reuniões, os pacientes ressaltam os pontos positivos e também aquelas situações em que podem ser promovidas melhorias.

Além de aproximar as equipes de profissionais do hospital dos pacientes, as experiências expostas geram reflexões para que, após encontros com a Superintendência Assistencial da Santa Casa de Marília, sejam aplicadas práticas para que o atendimento possa ser otimizado, de maneira a deixar os pacientes e acompanhantes deles satisfeitos.

A intenção da Superintendência Assistencial da Santa Casa de Marília com este trabalho é fazer com que as gerências das unidades, gradativamente, incorporem em suas rotinas as reuniões para que os pacientes possam contar suas experiências no hospital.

*************************************

Curso de Design Gráfico do Univem faz parceria com Santa Casa de Marília para criação de mascotes


O curso de Design Gráfico do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) fez uma parceria com a Santa Casa de Marília para a criação de mascotes para o hospital.

No dia 14 de março, representantes da Diretoria Executiva, Comunicação e Marketing e Desenvolvimento de Pessoas da Santa Casa de Marília estiveram no Univem para explanar sobre o hospital e passar informações importantes para o desenvolvimento do trabalho por parte dos estudantes da 1ª etapa do curso de Design Gráfico.

Trata-se de projeto de extensão universitária desenvolvido pelo curso de Design Gráfico do Univem.

Após o desenvolvimento de modelos de mascotes pelos estudantes, comissão julgadora escolheu os melhores para eleger aqueles que vão representar a Santa Casa de Marília, hospital fundado em 1929 e que realiza mais de 70% dos seus procedimentos através do SUS (Sistema Único de Saúde) para uma região de 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

A Direção da Santa Casa de Marília agradeceu a parceria com o Univem para a criação de mascotes do hospital que serão utilizados em campanhas institucionais.

*************************************

Bombeiros utilizam prédio do SND da Santa Casa de Marília como referência e concedem AVCB


Sob o comando do 1º tenente Dante Dias Vivan, representantes do 10º Grupamento de Bombeiros fizeram uma visita ao SND (Serviço de Nutrição e Dietética) da Santa Casa de Marília, no dia 10 de março. Adotando como referência o novo prédio, inaugurado no ano passado e onde funcionam a cozinha e o refeitório do hospital, a corporação levou até o local membros que estão em vias de acesso à patente de sargento para conhecerem o sistema de “cortina d’ água”, que não deixa o fogo passar de um prédio para outro. Na oportunidade, também foi conferido o AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros) ao SND.

Temos uma importante parceria com o Corpo de Bombeiros e ficamos honrados com a presença deles no hospital. Os nossos sinceros agradecimentos à corporação, que sempre nos auxilia bastante em nossas demandas para garantir a segurança de todos”, ressaltou a responsável pelo setor de Engenharia e Projetos da Santa Casa de Marília, Dilene Lopes.

Já o responsável pelo setor de Infraestrutura e Segurança do Trabalho da unidade hospitalar, Luiz Maurício Serra Arruda, lembrou que o AVCB do prédio do SND tem validade até março de 2026. “São três anos de vigência, com nova avaliação somente no próximo triênio. Seguimos todas as recomendações dos bombeiros e por esta razão conquistamos este importante documento no que diz respeito à fiscalização, certificação e acreditação. Isso significa que seguimos todas as diretrizes para garantir a segurança de todos. Esta é uma sementinha do nosso projeto de ESG (Environmental, Social and Governance - sigla em inglês que significa governança social e ambiental) que plantamos e que juntamente com outras ações são importantes para otimizar a imagem da instituição junto ao mercado”.

Além do 1º tenente Dante Dias Vivan, estiveram no prédio do SND representando o 10º GB os sargentos Francisco Rafael Monteiro Sanches e Marcos Fernando Alves e outros sete bombeiros em treinamento para a patente de sargento.

O técnico de segurança do trabalho da Santa Casa de Marília, Paulo Torrente, recebeu os representantes da corporação, que posteriormente também marcaram presença em simulado de incêndio com funcionários do hospital.




Comentários Facebook:
background

Links Úteis

Acesso a Informação
Doações
Mc Dia Feliz
Trabalhe Conosco
Revistas