
A Santa Casa de Misericórdia de Marília traz os principais fatos que marcaram os últimos 12 meses na unidade hospitalar filantrópica mariliense. De 26 a 29 de dezembro, estão sendo publicados os destaques da instituição no ano de 2023. Neste segundo bloco da nossa retrospectiva, estão sendo focados os meses de abril, maio e junho.
***Abril***
Santa Casa de Marília comemora 94 anos com festividade para funcionários e caminhada com a participação da comunidade
Ao completar 94 anos de fundação, a Santa Casa de Misericórdia de Marília promoveu festividade aos funcionários e caminhada com a participação da comunidade. Com a presença de autoridades, bolo confeitado e refrigerante foram oferecidos aos colaboradores da instituição, em solenidade realizada no dia 20 de abril (quinta-feira). E na avenida das Esmeraldas, com saída defronte à Praça da Emdurb, no dia 23 de abril, aconteceu caminhada com direito a atração artística para comemorar a trajetória de sucesso do hospital mais tradicional da cidade.
“É um momento de celebrarmos o aniversário de 94 anos da Santa Casa de Marília. Somos um dos maiores prestadores de serviços em saúde pública da região e em nossa instituição primamos pela qualidade no atendimento e valorização da vida”, disse o provedor do hospital, Norival Carneiro Rodrigues.

Maioria SUS
Vale ressaltar que mais de 70% dos procedimentos realizados na Santa Casa de Marília acontecem via Sistema Único de Saúde. Isso faz do hospital um dos principais prestadores de serviços em assistência de saúde pública do Centro-Oeste Paulista, compondo o DRS IX (Departamento Regional de Saúde), que abrange 62 municípios, com uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes.
História
Fundada em 22 de abril de 1929, por Bento de Abreu Sampaio Vidal – seu primeiro provedor – a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília é o primeiro hospital da cidade. No início de seu funcionamento, a unidade contava com área física construída que abrigava 18 leitos e apenas uma sala de cirurgia. Em 1956, foi implantado o Pavilhão Infantil e em 1977 houve uma expansão física importante com a construção de um novo prédio anexo, aumentando sobremaneira a capacidade de atendimento à população.
Está instalada numa área de 25.000 m², possuindo 19.308,60 m² de área construída e com a incorporação do terreno do Complexo Ambulatorial para as atividades assistenciais e de saúde, soma-se o terreno de 11.061,35 m² com 2.757,68 m² de área construída.
Momento atual
O hospital conta hoje com 264 médicos no seu corpo clínico e aproximadamente 1.225 funcionários. Dispõe de serviços com estrutura inserida no próprio prédio da instituição, somando mais de 100 funcionários indiretos.
Dispõe de serviços ambulatoriais em diversas especialidades como neurologia, oftalmologia, oncologia clínica e cirúrgica, nefrologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, vascular, anestesiologia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, entre outros.
Atualmente, para atender a comunidade, a Santa Casa de Marília dispõe da seguinte estrutura: 197 leitos de internação, sendo 41 de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) adulto e pediátrica, além de cardiológica. O hospital conta com 10 salas no centro cirúrgico e 11 leitos de recuperação pós-anestésica.
O hospital realiza sessões de hemodiálise e é referência em transplantes renais desde 1982. Em 2023, a unidade hospitalar filantrópica mariliense também começou a fazer transplantes de fígado.
A Santa Casa de Marília vem ampliando o seu atendimento na área de oncologia adulto e pediátrica, com consultas, cirurgias, sessões de quimioterapia e em breve também oferecerá aplicações de radioterapia aos seus pacientes.
O Pronto Saúde atende convênios, particulares e SUS referenciados. Como hospital estruturante, a Santa Casa de Marília preza pela qualidade e segurança de seus pacientes.
O Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa de Marília é referência e atende pacientes gratuitamente, com índice de aproximadamente 60% de pessoas que conseguem largar o vício.
O atendimento da Santa Casa abrange uma população estimada de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas, sendo referência para 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional de Saúde).
***********************************
Com 3º serviço implantado no interior, Santa Casa de Marília atinge 18.000 cirurgias cardíacas realizadas
Com o 3º serviço do gênero implantado no interior de São Paulo, a Santa Casa de Marília atingiu 18.000 cirurgias cardíacas realizadas em abril de 2023. São 43 anos de história deste setor da unidade hospitalar filantrópica mariliense que é referência para os 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).
“Realizamos cerca de 430 cirurgias cardíacas por ano na Santa Casa de Marília, sendo a grande maioria através do SUS (Sistema Único de Saúde). É motivo de muito orgulho ver todo este desenvolvimento do hospital e do nosso setor, que tem ajudado tanta gente em nossa região”, destacou o decano cirurgião cardíaco Rubens Tofano de Barros, que está na instituição desde o início do serviço.
“Fazemos procedimentos de coração aberto (extracorpóreos), como a revascularização do miocárdio, com a colocação de pontes de safena, bem como implantes de marca-passo. Isso sem falar nos procedimentos realizados pelo nosso serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, com técnicas minimamente invasivas”, salientou Rubens de Barros.

O cirurgião cardíaco mencionou a importância da equipe multiprofissional e da estrutura oferecida pela Santa Casa de Marília, com equipamentos modernos e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusiva para a Cardiologia - REC (Unidade de Recuperação Cardiológica).
Além do coordenador Rubens de Barros, a equipe conta com os competentes cirurgiões cardíacos Marcos Gradim Tiveron e Sérgio Marques Pereira, além do cardiologista clínico Eraldo Peloso.
Trajetória do serviço
A primeira cirurgia cardíaca na Santa Casa de Marília aconteceu através de um convênio com a Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Em 1974, o médico Miguel Angel Mendoza Claros trouxe o renomado docente da USP (Universidade de São Paulo) Euryclides de Jesus Zerbini para fazer o procedimento inaugural, acompanhado dos profissionais da cardiologia Olavo Ribeiro Rodrigues e Antônio Carlos dos Santos.
Porém, o serviço de Cirurgia Cardíaca da Santa Casa de Marília foi iniciado em 1980. “Faço questão de destacar a parceria com o meu amigo Antônio Penna, muito importante para a consolidação do nosso serviço e hoje curtindo merecido descanso em sua aposentadoria. De lá para cá, foram muitas dificuldades enfrentadas, mas conseguimos consolidar o serviço e fazer com que o hospital tivesse essa tradição e se tornasse referência em cirurgia cardíaca”, disse Rubens de Barros.
O médico contou que no início o trabalho dos cirurgiões cardíacos era praticamente artesanal. “Primeiro porque não havia a tecnologia de hoje e segundo porque estávamos a quase 500 km da capital, onde tudo se tornava mais difícil. Contávamos com a competência dos profissionais que aqui se instalaram, além da colaboração e da criatividade de colegas de outras áreas para o sucesso do nosso serviço”.
Hoje vivendo uma nova realidade, o serviço de Cirurgia Cardíaca da Santa Casa de Marília é destaque no País e recentemente foi incluído no Programa QualiSUS Cardio, do Ministério da Saúde, classificado como Nível “A”, após rigorosa classificação de desempenho em procedimentos de alta complexidade. “Isso se deve ao grande trabalho da nossa equipe. Fico muito feliz em ver os profissionais competentes que chegaram depois e que fazem ter este reconhecimento”, concluiu ele.
***********************************
6.000 sessões de oxigenoterapia hiperbárica são realizadas em 1 ano
Mais de 6.000 sessões de oxigenoterapia hiperbárica foram realizadas na Santa Casa de Marília nos últimos 12 meses. Com o serviço implantado há 12 anos, através de uma parceria com a Oxibarimed Medicina Hiperbárica, já passaram pelo hospital mais de 1.500 pacientes para a realização do referido tratamento.
A oxigenoterapia hiperbárica é a área da medicina que propicia a aceleração da cicatrização de feridas através da respiração pelo paciente do oxigênio (O²), 100% puro e sob pressão, dentro de uma câmara hiperbárica.
O tratamento oferece diferentes benefícios terapêuticos e pode ser usado em grande variedade de doenças. É um tratamento adjuvante a antibióticos, cirurgias e curativos, o que não diminui em nada sua importância científica.

É importante saber que o benefício do tratamento é o resultado do oxigênio no sangue e não do contato direto do oxigênio com a ferida, motivo pelo qual os ferimentos são deixados cobertos com curativos durante o tratamento. Não há invasão nem possibilidade de infecções e o tratamento ocorre de forma sistêmica através da respiração no ambiente pressurizado.
Um profissional da equipe de enfermagem permanece dentro da câmara hiperbárica para auxiliar os pacientes durante todo o período da sessão.
O número de sessões é prescrito pelo médico do paciente, de acordo com a patologia e estado geral do mesmo.
Entre os casos mais comuns encaminhados para o tratamento com a oxigenoterapia hiperbárica estão as lesões no pé diabético, úlceras de varizes, infecções ósseas, lesões causadas por radioterapia, enxertos comprometidos, problemas de cicatrização em cortes cirúrgicos, queimaduras graves, Síndrome de Fournier (infecção por bactérias na região genital), entre outras doenças.
Pacientes diabéticos que têm graves feridas nos pés costumam ser os que mais necessitam do tratamento, que acelera a cicatrização e diminui o risco de amputações.
“Essa super oxigenação é levada a todo o organismo pela corrente sanguínea, chegando até as lesões e feridas, tanto internas quanto externas, e acelerando o processo de recuperação”, explica a médica hiperbarista Larissa Passerotti, que também está à frente da unidade da Oxibarimed em Bauru, que completa 18 anos.
O tratamento é regulamentado no Brasil desde 1995 pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e está dentro do rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
***Maio***
Centro de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa de Marília passa por processo de reestruturação
O CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) da Santa Casa de Marília passou por um processo de reestruturação em 2023. Esta mudança teve o intuito de impactar diretamente na celeridade da divulgação dos resultados de exames e consequentemente na melhoria do atendimento. O sistema implantado garante a otimização da gestão de imagens com novas tecnologias através da utilização de plataforma digital de última geração.
“O hospital passa por um novo momento e resolvemos investir ainda mais em tecnologia. O novo sistema passa a gerar mais agilidade e eficiência em todos os processos, desde a realização do exame até a elaboração do laudo e a entrega do resultado”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.
Iniciada no dia 8 de maio, a gestão do Serviço de Imagem pela Santa Casa de Marília realiza exames de raio-x, ultrassonografia e tomografia computadorizada, além dos procedimentos de ressonância magnética.

“Em nome da Direção da Santa Casa de Marília, agradeço demais a Ultra Rad pelos serviços prestados ao longo de mais de quatro décadas no hospital. Esta importante empresa cumpriu com o seu papel durante este período e honrou com seus compromissos junto à nossa instituição, inclusive tendo sido muito importante com sua participação neste momento de transição”, enfatizou Norival.
Para gerir o Centro de Diagnóstico por Imagem, a Santa Casa conta com profissionais capacitados nas áreas de Enfermagem, Radiologia e Biomedicina, ambos com vasta experiência profissional, sob o comando do competente médico radiologista Eduardo Akuri.
Através da plataforma Vivace MV, foi implantado o sistema RIS (Radiology Information System/Sistema de Informação em Radiologia)/PACS (Picture Archiving and Communication System/Sistema de Arquivo e Comunicação de Imagens), proporcionando a disponibilização das imagens dos exames dentro do prontuário eletrônico do paciente. Além disso, os resultados dos exames são disponibilizados em um portal da internet para facilitar o acesso dos pacientes.
Adequações na estrutura física do Serviço de Imagem também estão sendo promovidas pela Santa Casa de Marília para oferecer mais comodidade e conforto aos pacientes e acompanhantes.
Vale ressaltar que a Santa Casa de Marília realiza mais de 70% dos seus procedimentos através do SUS (Sistema Único de Saúde) e com a nova gestão do Serviço de Imagem, agora CDI, a maioria dos exames também vai ser feita através do sistema público. “É uma característica do nosso hospital, que vamos manter também no serviço de imagem”.
Pacientes dos 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde) são atendidos pela Santa Casa de Marília, com população estimada de 1,3 milhão de habitantes. O hospital conta com serviços tradicionais de Ortopedia e Pronto Saúde, com encaminhamentos diários ao Serviço de Imagem.
“Estamos investindo em inovação, humanização e tecnologia para melhor servir a nossa população e cumprir com a nossa missão de prestar assistência às pessoas de forma a aliviar a dor e diminuir o sofrimento, com dedicação e solidariedade, valorizando a vida”, finalizou o provedor do hospital.
****************************************
Ações no Dia Mundial de Higiene das Mãos envolvem diversos setores do hospital
Ações envolveram diversos setores da Santa Casa de Marília em 5 de maio, o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A coordenação das atividades foi do Núcleo de Segurança do Paciente e do Time de Higienização das Mãos, em parceria com o SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) do hospital.
Abordagens de colaboradores com orientações importantes sobre os procedimentos corretos para garantirem a adequada higiene das mãos foram desenvolvidas, com os principais objetivos de garantir a higiene e evitar infecções no ambiente hospitalar.
Quadro para os funcionários fazerem fotos e postarem em suas redes sociais da internet, em estímulo á higienização das mãos, também foram disponibilizados pela organização da campanha.

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas.
Higienizar as mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba desde a higienização simples até a antissepsia cirúrgica das mãos.
A orientação para uma higienização correta das mãos é friccioná-las bem com sabão entre 40 e 60 segundos e depois promover o enxágue. No caso do álcool, são necessários de 20 a 30 segundos de fricção para garantir sucesso no procedimento.
Todos os anos, campanha da OMS (Organização Mundial da Saúde) “Salve vidas: Higienize suas mãos” tem como objetivo manter um perfil global sobre a importância da higiene das mãos na atenção à saúde e unir as pessoas em apoio à melhoria da higiene das mãos em todo o mundo.
A higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando realizada no momento oportuno e da maneira correta durante a prestação de atenção à saúde. Além disso, melhorar a higiene das mãos nos ambientes de atenção à saúde economiza aproximadamente 16,5 dólares em despesas de atenção à saúde para cada dólar investido.
****************************************
Secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, faz visita à Santa Casa de Marília
O secretário Estadual da Saúde, Eleuses Paiva, fez visita a Santa Casa de Marília no dia 30 de maio. O médico veio a Marília acompanhado do coordenador do programa de Regionalização da Saúde, Renilson Rehen e de Edson Rogatti, assessor técnico de gabinete da Pasta e diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo).
A Direção da Santa Casa de Marília recepcionou o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, a comitiva do governo estadual, os deputados estaduais Dani Alonso (PL) e Vinicius Camarinha (PSDB), além do prefeito Daniel Alonso (PL) e representantes de hospitais do interior de São Paulo.
Eleuses Paiva conheceu alguns setores do hospital, entre eles o Serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Intervencionista. O chefe da Pasta da Saúde no Governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) também teve acesso a informações e números importantes da Santa Casa de Marília, que atende uma região de 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional de Saúde), sendo mais de 70% dos procedimentos da unidade sendo realizados através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na manhã do dia 30 de maio, Eleuses Paiva participou da Oficina de Regionalização da Saúde com a Macrorregião de Marília, no Alves Hotel.
O foco do Programa de Regionalização da Saúde é na diminuição das desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Para isso, o governo estadual definiu que os ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais se adequem às necessidades regionais, tornando realidade o princípio da descentralização do sistema de saúde.
Desta forma, o programa cria espaço para o diálogo, entendimento e negociação entre as três esferas no espaço regional. A proposta é somar recursos e esforços em prol da saúde da população.
Edson Rogatti participou do encontro e explanou sobre as prioridades e necessidades das Santas Casas e hospitais filantrópicos, além de contribuir para o debate sobre a Regionalização da Saúde.
***Junho***
Santa Casa de Marília realiza ações no mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue
A Santa Casa de Marília, em parceria com o Hemocentro de Marília, realizou diversas ações no mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. A campanha Junho Vermelho desenvolveu atividades com funcionários do hospital, pacientes e acompanhantes deles nas alas de internação.
Além disso, palestras foram promovidas em escolas técnicas de enfermagem da cidade com o intuito de passar informações a serem multiplicadas à população pelos estudantes da área da saúde.
Grupos de colaboradores da Santa Casa de Marília também foram encaminhados para a doação de sangue no Hemocentro de Marília.
Junho é o mês dedicado para fortalecer a Campanha de Doação de Sangue no mundo todo. Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de determinados medicamentos, ter dormido bem na noite anterior e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. É imprescindível a apresentação de documento de identidade emitido por órgão oficial.
Os doadores de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal e aqueles com mais de 60 anos não poderão doar pela primeira vez.
É recomendável evitar alimentos carregados em gordura em torno de 4 horas antes da doação. Além disso, existem alguns impedimentos temporários que merecem atenção na hora de se prontificar para ser doador. Após um resfriado, é necessário esperar 7 dias até o desaparecimento dos sintomas. A doação no período gestacional também não acontece. Amamentação, se o parto aconteceu há menos de 12 meses, também é motivo de impedimento temporário. Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses também fica impedido de doar.
Em outros casos o impedimento pode ser definitivo e proibir a pessoa de doar sangue para o resto da vida. A hepatite após os 11 anos de idade é um exemplo. Além disso, ter contraído Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária são impedimentos definitivos na doação de sangue.
A pós-doação merece cuidados como se hidratar para repor os volumes perdidos. Um lanchinho também ajuda na recuperação do doador.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 - ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.
*****************************************
Santa Casa de Marília evita o lançamento de 96,98 toneladas de CO² na atmosfera e recebe certificado do SBC
Por ter evitado o lançamento de 96,98 toneladas de CO² na atmosfera, no ano de 2022, a Santa Casa de Marília recebeu certificado do SBC (Serviço Brasileiro de Certificações) em reconhecimento ao consumo de energia 100% renovável.
Os analistas de gestão e atendimento do Grupo Witzler, Rodolfo Gomes e Israel Silveira, estiveram na Santa Casa de Marília neste dia 28 de junho para fazerem a entrega do certificado à direção do hospital.
“A sustentabilidade ambiental é importantíssima para nós. Com a aquisição de energia limpa no mercado livre estamos evitando a degradação do meio ambiente e também otimizamos recursos financeiros na nossa instituição. Agradecemos a colaboração e a parceria do Grupo Witzler, desde fevereiro de 2021 conosco”, destacou o 1º vice-provedor da Santa Casa de Marília, Luiz Antônio Orlando.

O diretor administrativo da unidade hospitalar filantrópica mariliense, João Luís Castro Vellucci, lembrou que a Santa Casa de Marília é detentora do “Selo Verde”, conquistado após credenciamento junto à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e certificação também pela SBC, através da Witzler Esco. “Isso demonstra que a nossa preocupação com o meio ambiente não vem de hoje”.
O analista de gestão e atendimento do Grupo Witzler, Rodolfo Gomes, lembrou do trabalho desenvolvido e da assertividade dos projetos desenvolvidos na Santa Casa de Marília. “Todos os anos aferimos o consumo e identificamos que o hospital mantém a aquisição total de energia no mercado livre, ao invés de estar no mercado regulado, gerando ganhos financeiros e sobretudo ambientais. Estamos muito satisfeitos com esta parceria”. Vale ressaltar que as questões socioambientais estão cada vez mais relevantes nos novos negócios e projetos e a Santa Casa de Marília está indo de encontro a tudo isso, unindo sustentabilidade, economia financeira e ganhos para a sociedade.
Neste sentido, diversas ações têm sido implementadas pelo hospital, como a colocação de placas fotovoltaicas; as trocas de lâmpadas e refletores fluorescentes por LED e de aparelhos de ar-condicionado de gaveta pelos modelos inverter e VRF (ar-condicionado central); além da aquisição de novos freezers, geladeiras e frigobares com consumo menor de energia.
**************************************
Santa Casa de Marília apresenta case de sucesso no Workshop da Planisa em parceria com a Fehosp
A Santa Casa de Marília apresentou case de sucesso no Workshop "Gestão Estratégica de Custos e Melhoria Contínua dos Resultados", realizado pela Planisa em parceria com a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), no dia 21 de junho, no Espaço Paulista, na cidade de São Paulo. O evento teve como foco principal garantir as melhores soluções estratégicas e a otimização da utilização dos recursos das instituições.
Os custos de procedimentos de pacientes com informações financeiras do DRG (Diagnosis Related Groups – Grupos Relacionados ao Diagnóstico) foram apresentados pela Santa Casa de Marília no evento realizado na capital paulista. “Evidenciamos a eficiência do trabalho desenvolvido através do DRG e demonstramos isso em números. Isso dá uma agilidade e um suporte na tomada de decisões do hospital, bem como na conduta médica e suporte à equipe assistencial”, enfatizou o coordenador financeiro da Santa Casa de Marília, Otávio Augusto Spadoto.

A troca de experiências entre os hospitais foi um dos pontos altos do workshop, conforme Spadoto. “Este evento trouxe novas possibilidades a serem implantadas no hospital, muitas vezes sem altos investimentos, apenas alterando algumas práticas internas”, mencionou ele.
A encarregada de custos da unidade hospitalar filantrópica mariliense, Laís Hashiguchi, participou das explanações ao lado do coordenador financeiro Otávio Augusto Spadoto. O diretor administrativo da Santa Casa de Marília, João Luís Castro Vellucci, também prestigiou o Workshop da Planisa em parceria com a Fehosp.
Além da Santa Casa de Marília, que esteve à frente do case Custo do Paciente, o Hospital Santo Amaro debateu sobre Custo e Qualidade na Assistência, e o Hcor deu continuidade a explanação sobre custos.
Comentários Facebook: