Talentos se revelam no palco do Sagrado durante a 6ª edição do Pratas da Casa

Elvis não morreu, a turma da Galinha Pintadinha escapou do celeiro e a família “Nossa Alegria” ainda não parou de cantar. Todos se encontram nesta quinta-feira para uma grande bagunça no Teatro do Sagrado Coração, durante o Pratas da Casa 2013. O festival de talentos é uma iniciativa dos funcionários da Santa Casa de Marília, realizado pela Coordenadoria de Gestão Institucional com apoio da diretoria. O evento, que chega a 6ª edição, é aberto a comunidade e começa às 19h30. A entrada é um litro de leite longa vida, que será revertido para entidades assistenciais de Marília.

Em um complexo de saúde que conta com mais de 850 funcionários (assistência, apoio e administração) e 380 médicos não é difícil encontrar muitos talentos. Diariamente cantores, instrumentistas, atores, comediantes e dançarinos se encontram pelos corredores, mas somente durante o “Pratas da Casa” eles se revelam.

O evento de integração foi idealizado pelo coordenador de gestão da Santa Casa, enfermeiro Márcio Mielo. Logo na primeira edição, a iniciativa foi um sucesso. O coordenador defende que a confraternização com os colegas de trabalho pode contribuir para aumentar a proximidade e a relação de confiança entre as pessoas, favorecendo o desenvolvimento das atividades cotidianas.

Na noite do “Pratas da Casa”, a hierarquia e a austeridade do ambiente de trabalho ficam de lado. Talento e capacidade de entreter entram em cena. O cirurgião cardíaco Rubens Tofano de Barros mostra habilidade nos teclados, para acompanhar o vocal da enfermeira Eliane Amanda, da “Ala D”. O encarregado de portaria Donizete Munhoz, por exemplo, promete surpreender e ressuscitar Elvis, que aliás, não morreu.

Depois de confeccionar os próprios figurinos, a costureira da CPR (Central de Processamento de Roupas) Renata Paulino dá vida ao pintinho da turma da Galinha Pintadinha. A equipe do RH, em apoio ao ambulatório de tabagismo, vai mandar seu recado com o coro “Mi Arde o Oi”, uma versão criativa de We Are World, para espantar a fumaça.

A atendente Vânia Gomes, que atua na recepção de pacientes e familiares, novamente solta a voz grave na levada da soul music. “O Pratas é um sucesso porque é espontâneo, é feito sem pretensão, mas com muita responsabilidade. A ideia é a confraternização, o que nos permite mais união para encarar o dia de um hospital, que não é fácil”, comenta o cantor e encarregado da lavanderia Alex Torres Rodrigues, que atua na organização do evento.

A direção da Santa Casa apoia iniciativas como o Pratas da Casa. A superintendente da instituição, Kátia Ferraz Santana, destaca que os colaboradores formam o material humano do hospital, o maior patrimônio que uma organização pode ter. “Apoiamos e nos divertimos muito. É uma tradição para os funcionários e os familiares e a cada ano temos recebido mais pessoas da comunidade, não apenas trabalhadores do hospital”, afirma.

A entrada é garantida mediante entrega de um litro de leite longa vida, que será revertido a uma instituição beneficente. Mesmo quem não tem convite antecipado, pode comparecer na portaria e assistir gratuitamente, mediante a doação do donativo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3402-555, ramal 5741.