background

Notícias

Com programa de residência ampliado, Santa Casa de Marília recebe 15 novos médicos

post image
Hospital amplia o número de residentes e se destaca como instituição de fomento ao ensino e pesquisa; durante mensagem de boas vindas, diretores reforçam humanização, atuação multidisciplinar e responsabilidade


Em busca de especialização nas áreas de Medicina Intensiva, Ortopedia, Anestesiologia e Cardiologia, 15 médicos foram integrados, na manhã desta quinta-feira, 06, ao programa de residência da Santa Casa de Marília. Os profissionais terão orientação de experientes preceptores e irão atuar em ambulatórios e serviços referenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) pelo período de até três anos, mediante bolsa de estudos. 

São seis residentes em anestesiologia, quatro em ortopedia, um em medicina intensiva e quatro estagiários em cardiologia, em parceria com o ICM (Instituto do Coração de Marília). Os profissionais, procedentes de várias regiões do Brasil, foram recebidos por membros da diretoria, coordenadores e médicos preceptores. 

Durante o encontro, o diretor clínico da Santa Casa e presidente do Coreme (Conselho de Residência Médica), Valdeir Fagundes de Queiroz, deu boas vindas ao grupo e desejou sucesso. “Nossa instituição está em festa, porque foi escolhida por vocês. Esperamos que tenham o mesmo entusiasmo que os primeiros residentes, hoje experientes preceptores, tiveram quando esse trabalho teve início”, disse o gastroenterologista.

Para apresentar o complexo de saúde, a direção exibiu um vídeo institucional que mostra um pouco da rotina nos mais de 19,8 mil m² de área construída. A superintendente da Santa Casa, Kátia Ferraz Santana, falou sobre o modelo de gestão filantrópica, ponderou sobre as dificuldades e limitações e pediu o apoio dos médicos para a qualidade. Para ela, é necessário otimizar recursos, para preservar a viabilidade econômica da instituição. 

“Temos colhido bons resultados, a partir da valorização da equipe multidisciplinar. Esperamos que os residentes possam somar neste processo, com muito respeito ao trabalho que já é realizado e foco na humanização. Nossa meta é transformar o hospital em um ambiente mais acolhedor. Que este acolhimento feito hoje aos senhores, seja repercutido no atendimento que prestarão aos nossos pacientes”, pediu a superintendente.

O provedor da Santa Casa, empresário Milton Tédde, lembrou que os médicos são parte importante da imagem da instituição. “Quando alguém me para na rua e agradece o atendimento recebido na Santa Casa sinto-me orgulhoso e feliz. Atribuo aos funcionários, juntamente com o corpo clínico o sucesso da nossa instituição. Oferecemos nossa dedicação e nosso carinho, mas cobramos compromisso e responsabilidade. A partir de agora, estes residentes passam a ser reconhecidos na nossa comunidade como médicos da Santa Casa. E isso é muito significativo para Marília e para suas próprias carreiras”, disse Tédde.

A residência médica do hospital atrai gente de perto e também de longe. Entre os profissionais que buscam especialização está a médica Marília Ravagnani. Natural da cidade de Urupês, na região de São José do Rio Preto, ela escolheu a especialidade de anestesiologia. “Estudei em Marília e desde a graduação já pensava na residência aqui na Santa Casa, pela qualidade da instituição e dos preceptores”, disse.

Já o futuro ortopedista Diego Santiago, formado em Presidente Prudente, é nascido em João Pessoa, capital da Paraíba. O médico conta que teve conhecimento da residência em Marília por meio de um amigo, que já integra a Santa Casa, e detalha o diferencial do programa. “Quero fazer uma residência onde eu possa aprender, não apenas para trabalhar, como acontece em muitas regiões do país. Há hospitais onde se trabalha muito, sem respaldo. Vamos ajudar a Santa Casa, mas com a orientação dos médicos especialistas, para nossa segurança e também dos pacientes”, disse Santiago. 

A residência da Santa Casa tem como preceptores os médicos Lélio Carli Batista (ortopedia), Nelson Unzer dos Santos Filho (anestesiologia) e Hugo Victa Coca Jimenez Carrasco (medicina intensiva). Em parceria com o ICM, o estágio em cardiologia é coordenado pela médica Fernanda Vilela.


Comentários Facebook:
background

Links Úteis

Acesso a Informação
Doações
Mc Dia Feliz
Trabalhe Conosco
Revistas
Portal RH