
Promover qualidade de vida, aliviar o sofrimento e oferecer dignidade e acolhimento aos pacientes e seus familiares. Com essa proposta, a Santa Casa de Marília realiza, no próximo dia 14 de novembro, o 1º Simpósio de Cuidados Paliativos, iniciativa que pretende ampliar o conhecimento, estimular reflexões e fortalecer práticas humanizadas na assistência em saúde.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da instituição: www.santacasamarilia.com.br. O encontro será realizado das 8h às 16h, no auditório do Univem, em Marília, e é direcionado a profissionais da saúde, estudantes, técnicos e demais interessados no tema.

O médico do Hospital do Amor de Barretos, Dr. Luís Fernando Rodrigues
A programação reunirá profissionais com experiência reconhecida na área. Entre os convidados estão o médico do Hospital do Amor de Barretos, Dr. Luís Fernando Rodrigues, e a psicóloga e docente da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Flávia Carácio. A Equipe de Cuidados Paliativos da Santa Casa também participará, compartilhando experiências sobre o trabalho multiprofissional e o acompanhamento de pacientes e familiares.

A psicóloga e docente da Famema, Flávia Carácio
Mais do que discutir procedimentos e protocolos, o simpósio pretende destacar uma dimensão essencial da assistência: o cuidado integral com a pessoa. Os cuidados paliativos não se restringem ao controle de sintomas, mas envolvem atenção às necessidades físicas, emocionais, sociais e familiares, respeitando a individualidade, os valores e a dignidade de cada paciente.

Equipe de Cuidados Paliativos da Santa Casa
Para o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, a realização do evento representa um importante passo para fortalecer o conhecimento e incentivar a troca de experiências entre os profissionais. “Os cuidados paliativos têm um papel fundamental na assistência, porque olham para o paciente de forma integral, considerando não apenas a doença, mas também aspectos físicos, emocionais, sociais e familiares. A realização deste primeiro simpósio reforça o compromisso da Santa Casa de Marília com a qualificação de seus profissionais e com uma assistência cada vez mais humanizada”.
O médico coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Marília, Guilherme Costa Munhoz, destaca a importância de ampliar a compreensão sobre essa modalidade de cuidado. “Os cuidados paliativos representam uma forma de cuidar que valoriza a pessoa em sua integralidade, buscando oferecer conforto, dignidade e qualidade de vida ao paciente e também acolhimento aos seus familiares. O simpósio será uma oportunidade para compartilharmos conhecimentos, experiências e reflexões sobre uma assistência que precisa estar cada vez mais integrada e humanizada”.
A iniciativa também busca sensibilizar os participantes para os desafios e as possibilidades dos cuidados paliativos, incentivando uma atuação cada vez mais integrada entre as diferentes áreas da saúde.
INSCRIÇÕES
Data: 14 de novembro de 2026
Horário: das 8h às 16h
Local: Auditório do Univem, em Marília
Profissionais com curso superior: R$ 80
Estudantes, técnicos e comunidade: R$ 40
Inscrições: www.santacasamarilia.com.br
A Santa Casa de Marília convida profissionais, estudantes e toda a comunidade a participar deste primeiro simpósio, que coloca em evidência uma abordagem fundamental para uma saúde mais acolhedora, humanizada e comprometida com a qualidade de vida.
Comentários Facebook: